quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Primavera

Nome Latim : Prímula Veris L.
Família : Primuláceas
Outros Nomes : Primavera-das-Boticas, prímula.
 
 
 
 

Referências Históricas :Quando chega a primavera uma das primeiras plantas a florir é precisamente esta. Daí o seu nome. As flores são muito apreciadas como ornamentais e aromáticas.
Os grandes médicos e botânicos da Antiguidade Clássica não conheciam esta planta, que tem vindo a ser usada em terapêutica desde o séc.. XVI.

Descrição: Planta vivaz, herbácea, cujo caule de 15 a 30 cm de altura termina numa umbela de flores amarelas. As suas folhas, grandes e ovaladas, dispõem-se em roseta basal.

Habitat : Prados e bosques das montanhas da Europa. Foi exportada para regiões temperadas do continente americano.
Habitat: Prados e bosques das montanhas da Europa. Foi exportada para regiões temperadas do continente americano.

Propriedades e Indicações: A raiz e o rizoma da primavera são muito abundantes em saponinas triterpénicas,  das quais a mais importante é conhecida pelo nome de primulina. A isto se deve a sua ação expetorante e mucolítica ( fluidificante das secreções brônquicas). Contem também dois heterósidos fenólicos derivados do ácido salicílico ( primavera e primulaverina ), que se transformam por hidrólise em derivados do ácido acetilsalicílico, um derivado sintético do ácido salicílico, um derivado sintético do ácido salicílico.
Assim a duas aplicações fundamentais da raiz da primavera são:

Afeções respiratórias em que se requeira um aumento da fluidez das secreções brônquicas, para facilitar a sua expulsão: bronquite aguda e crónica, asma brônquica e broncopneumonia, entre outras. É útil também nos catarros brônquicos simples para acalmar os acessos de tosse.
Embora a ação fluidificante e expectorante das saponinas da primavera não seja tão acentuada como a da polígala-da-virgínia, continua a ser uma planta muito útil.

Afeções reumáticas, gota, e em aplicação externa como anti-inflamatório no caso de contusões, entorses e dores musculares.
Por outro lado, as flores da primavera contêm flavonoides e caroteno ( provitamina A ). Também têm duas aplicações :
pela sua ação antiespasmódica e sedativa, empregam -se no tratamento de enxaquecas e cefaleias. Dado o seu sabor agradável, a tisana de primavera é muito apropriada para acalmar a tosse nas crianças nervosas e hiperativas.
Pela sua ação diurética e depurativa, usa-se no tratamento de gota e de litíase úrica ( cálculos úricos nas vias urinárias, areias).

Partes Utilizadas : A raiz, o rizoma ( caule subterrâneo ) e as flores.