quarta-feira, 29 de abril de 2015

Os mais procurados contra gripes e constipações

Equinácea - Estimula as defesas do organismo e pode ser benéfica em muitas doenças infeciosas como gripes, sinusites, amigdalites, infeções respiratórias.

Própolis - A própolis consiste num conjunto de substâncias recolhidas na natureza pelas abelhas, cujas propriedades estimulam o sistema imunológico. A inalação de própolis ou a sua administração em xarope com mel, em situações de rinofaringite e outra afeções das vias respiratórias poderá ter uma ação benéfica. De realçar que as pessoas alérgicas aos produtos da colmeia ( mel, pólen) devem evitar o consumo desta substância.

Alho - De acordo com um estudo publicado no periódico Clinica Nutrition de 2012, de um investigador da Universidade da Flórida, a suplementação da dieta com extrato de alho envelhecido pode melhorar a função das células imunológicas, melhoria que pode ser responsável, em parte, pela redução da gravidade dos sintomas e duração das gripes e resfriados.

Ginseng - Ajuda a reduzir o número de constipações comuns e a incidência de outras afeções respiratórias agudas.

Sabugueiro - As preparações á base de bagas e flores de sabugueiro são tradicionalmente conhecidas como agentes de apoio contra a constipação comum e a gripe . Há cada vez mais interesse por parte da ciência na pesquisa da sua eficácia e segurança, uma vez que os estudos in vitro confirmam os atributos já reconhecidos pela utilização tradicional.

Vitamina C - A vitamina C, referida como principal nutriente de suporte do sistema imunitário, pode ajudar a reduzir a duração e severidade dos sintomas de gripes e constipações. Em casos de sintomas efetivos de gripe ou constipações as doses de vitamina C podem ser de 2 a 3 g/dia.

Vitamina D - É um importante modelador do sistema imunitário. Está provado que esta vitamina possui vários efeitos sobre a função imunitária, podendo aumentar a imunidade. As doses podem