quinta-feira, 22 de julho de 2010

Psoríase

Psoríase, a eterna crise dermatológica

Placas escamosas e áreas vermelhas extensas na pele. Assim se manifesta a psoríase que, apesar de ser intransmissível, provoca algum incómodo físico e embaraço social, a cerca de dois por cento da população portuguesa

A crise, pode também ser originada por tensão nervosa, situações de estresse emocional, irritações na pele ou por infecções virais.
A psoríase é muito pessoal, já que é a manifestação de um problema interno. O fígado e os rins são os principais causadores, por serem orgãos relacionados à limpeza do organismo. Essa limpeza é, por seu lado, descarregada através da pele.
Na saúde natural os problemas de pele são vistos como uma capacidade do corpo colocar o problema na periferia. Assim, frutas muito ácidas, gorduras saturadas, açúcar, carne e batatas ajudam a debilitar a resistência da pele. É igualmente aconselhável eliminar da dieta os lacticínios, principalmente o queijo, pois funcionam como um combustível. Outros dois elementos a abdicar necessariamente são o café e bebidas alcoólicas, já que "são o fogo que atiçam o combustível".
Se sofre desta doença deve comer sopa de miso e feijão azuki, entre duas a três vezes por semana, assim como arroz intregal.
O vestuário é também importante. Se um doente de psoríase veste tecidos sintéticos, a transpiração é condensada e promove estados de alergias. Roupas de linho ou com cem por cento de algodão são as mais indicadas. Outra forma de atenuar a crise, especialmente no Verão, é apanhar sol nas zonas afectadas 
da pele. Mas se por um lado a luz solar ajuda a eliminar as manchas, por outro a excessiva exposição ao sol eleva as taxas de cancro maligno da pele.
O tratamento da psoríase depende não só do quadro clinico apresentado, como também da componente emocional. Esgotamento profissional ou depressões são elementos que podem agravar a crise. Assim, uma vida saudável, sem estresse, contribuirá seguramente para a melhoria da doença.

Apesar de lesões cutâneas crónicas, inflamatórias e não contagiosas comuns, a psoríase pode manifestar-se de formas distintas:


  • Psoríase em placas: sendo a mais frequente, apresenta lesões avermelhadas, geralmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas;


  • Psoríase pustulosa: forma borbulhas com fluido interior nas palmas das mãos e plantas dos pés. É mais frequente nos individuos de meia-idade;


  • Psoríase eritrodérmica: espalha as manchas por todo o corpo, provocando ardor;


  • Reumatismo psoriásica: por se situar nas articulações limita um pouco mais as capacidades das pessoas;


  • Artrite psoriásica: qualquer estrutura óssea pode ser atingida, no entanto as áreas mais efectadas são as articulações das mãos, joelhos e pés. Esta inflamação pode causar a destruição das articulações;


  • Psoriase gutata: as lesões manifestam-se em forma de pontos ou pequenas manchas circulares, podendo cobrir uma vasta camada da pele. Este tipo de psoríase é normalmente associado a infecções da garganta.

  






Sem comentários: