quarta-feira, 11 de agosto de 2010

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

Inicia-se a temporada das dietas, das idas ao ginásio e da procura da solução milagrosa, para ficarmos com o corpo de sonho!
Embora todos nós saibamos que não há recompensa sem esforço e que o estilo de vida saudável deve ser permanente e não apenas quando o sol da o seu ar de graça, podemos estar perante problemas de saúde concretos que podem contribuir para o excesso de peso.

Nos dias de hoje estamos sujeitos a ingerir cada vez menos alimentos frescos, pois o ritmo acelerado do nosso quotidiano obriga-nos, muitas vezes, a recorrer à alimentação industrializada, alimentos refinados e excesso de consumo de açúcar. Isto trava o processo natural de eliminação de toxinas do nosso organismo, sendo um dos transtornos mais habituais o excesso de peso e a retenção de líquidos.
Também é possível tratar-se de insuficiência venosa, que pode ter origem em vários factores tais como, predisposição genética, problemas hormonais, estilo de vida sedentário, alimentação desequilibrada, stress, falta de exercício físico e o excesso de peso. As veias enfraquecem e perdem a capacidade de transportar o sangue. A má circulação venosa pode favorecer a retenção de líquidos. Quando os vasos sanguíneos não drenam bem, aparecem edemas ( acumulação de líquidos nos tecidos), sobretudo nos tornozelos e nos pés, aumentando a sensação de pernas pesadas e cansadas.

Boas dicas para quem sofre destes problemas:

  • Beber muita água, fazer exercício físico e ter uma alimentação saudável e regulada ajudam no processo de drenagem que se reflecte na perda de peso.