sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PROCESSOS DE TRATAMENTO ALTERNATIVOS

Processos de tratamento alternativos sempre existiram - desde sempre que o homem utilizou plantas, o sol ou a água como terapia para os mais diversos males.

Ultimamente existe um número cada vez mais maior de pessoas a interessarem -se por estes sistemas de tratamento e a recorrerem a eles. No entanto estes tratamentos ainda não são bem aceites em todo o lado. Em alguns países, felizmente para os seus habitantes, muitos médicos já trabalham em conjunto com especialistas nestes tipos de tratamento.

É um tipo de tratamento muito menos agressivo; aos doentes é-lhes explicado os porquês dos seus problemas e a sua eventual inter-relação; os produtos naturais, de uma forma geral, não produzem efeitos secundários; geralmente melhora-se, não só o estado físico, como também o psíquico; fortalece-se o sistema imunitário, podendo evitar-se recaídas. Por todas estas razões se desejaria uma maior ligação entre a medicina e os vários processos de tratamento alternativos.

Como exemplos de alguns destes processos de tratamento temos: Aromaterapia, Fitoterapia, Helioterapia, Homeopatia, Naturopatia, Osteopatia, Reflexologia, Yoga, Shiatsu, Talassoterapia.

Aromaterapia
O tratamento em aromaterapia é feito com óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas, flores, raízes, sementes, frutos, madeiras, diluídos num óleo inodoro ou em água.
A sua utilização está muito difundida em tratamentos de beleza, mas pode também ser utilizada com sucesso em dores musculares, de cabeça, insónia, stress, tensão pré-menstrual e alguns problemas psíquicos e clínicos. Usam-se óleos, entre outros, de : alho, alecrim, anis,bergamota, camomila, canela, cominho, eucalipto, lavanda, laranjeira, limão, menta, pinheiro, tomilho, etc...

Fitoterapia

O tratamento em fitoterapia é feito pela utilização de plantas e seus constituintes ( folhas, caules, flores, sementes, frutos).
Os medicamentos à base de plantas apresentam-se sob formas diferentes (infusões, comprimidos, ampolas, tónicos, pós, xaropes, etc.) e devem ser tomados por indicação de pessoa conceituada para que se aproveitem bem só os seus benefícios, e não se dê azo a qualquer malefício.

Helioterapia

O tratamento em helioterapia é feito utilizando o sol (banhos de sol) com fins curativos e preventivos.
É por exposição solar que se vão buscar os benefícios deste tratamento, mas há que ter em conta como essa exposição é feita, qual a parte do corpo que se expõe, a hora a que tem lugar, a sua duração, etc..., pois a exposição solar feita sem determinados cuidados pode acarretar malefícios altamente indesejáveis.

Homeopatia

O tratamento em homeopatia faz-se pela "cura pelo semelhante", do grego "homios" semelhante e "phatos" sofrimento.
Assim, partindo do princípio que o processo de cura existe dentro de cada um de nós a partir de um pequeno estímulo, utilizando um sistema de micro-dose e um método de diluições sucessivas, vai provocar-se esse pequeno estímulo que desencadeará o processo de cura.
Os medicamentos normalmente apresentam-se em forma de gotas, grânulos, ampolas, supositórios e cremes/pomadas.

Naturopatia 

O tratamento em naturopatia faz-se por métodos naturais, incluindo a substituição de "maus costumes": excessos alimentares e bebidas alcoólicas - chocolate, café e chá em excesso - por "bons costumes"- alimentação higiénica, prática regular de exercicío, jejuns desintoxicantes.
Os sistemas naturais de tratamento baseiam-se na crença de que o organismo é capaz de se curar a si próprio e de fazer face à doença, sendo para isso necessário seguir uma alimentação correcta, praticar exercício regularmente e levar uma vida basicamente saudável.

Osteopatia

O tratamento pela osteopatia consiste numa manipulação do esqueleto (articulações e coluna), utilizando somente as mãos - não é uma massagem.
Defende-se que desiquilibrios ao nível do esqueleto podem provocar alterações bioquímicas que interferem com a transmissão circulatória e nervosa, podendo afectar todos os orgãos, aparelho circulatório e os músculos.
Este tipo de tratamento, ao eliminar barreiras mecânicas, pode potenciar o efeito de medicamentos.

Reflexologia

O tratamento por reflexologia pode ser descrito como uma forma especializada de massagem, feita normalmente nos pés e , com menos frequência, nas mãos. Baseia-se no principio de que pontos reflexos nos pés correspondem a todas as partes do corpo. Trabalhando estes pontos, soltam-se os bloqueios de energia, corrigindo "desequilíbrios" no corpo que podem estar a provocar problemas de saúde .
É uma forma de tratamento de que podem tirar bom proveito todas as pessoas, e de qualquer idade.

 Raja Yoga

Uma experiência de paz e força interior...
Raja Yoga é um antigo método de meditação e conhecimento espiritual que nos permite retornar a um estado de paz, silêncio e força interior.
No curso introdutório de meditação Raja Yoga aprendemos sobre o funcionamento da nossa mente e dos diferentes níveis de consciência, além de aprofundarmos o conhecimento sobre "quem sou eu" e os valores intrínsecos do ser.
Á medida que o nosso entendimento espiritual aumenta passamos da teoria à prática e obtemos de forma natural um maior poder de escolha em relação aos nossos pensamentos, sentimentos e respostas perante as situações do dia-a-dia.



Shiatsu

Este tratamento é uma terapia essencialmente preventiva que, ao libertar tensões musculares, vai ocasionar uma melhor circulação sanguínea (maior fluxo de oxigénio a áreas afectadas). Também é uma terapia curativa na medida em que vai provocar a libertação de certas substâncias existentes no organismo, libertando ou bloqueando a dor.
É uma massagem oriental, segundo os pontos da acupunctura, utilizando os dedos (principalmente os polegares), mãos, cotovelos e joelhos - não se utilizam agulhas.
A sua indicação principal será em casos de problemas osteo-articulares, lombalgias, depressões, stress, faltas ou excesso de energia.

Talassoterapia
Este tratamento utiliza a água do mar, que tem uma composição semelhante ao plasma saguíneo, como terapia em afecções várias, nomeadamente crónicas, provocando no organismo uma hidratação e regenaração. Hipócrates já recomendava a água salgada para fins curativos.
Uma cura completa de talassoterapia fará uso de várias técnicas ( a água, as algas, o ar, aerossóis) associando-as de acordo com as necessidades de cada tratamento.