quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Como fazer a transição?

Está a pensar fazer uma alimentação vegetariana mas não sabe como começar?
Embora a sua família possa não gostar da ideia de mudar de uma pizza de carne para uma vegetariana, faça o seu melhor para obter o seu apoio, assegure-lhes que uma alimentação vegetariana não é constituída apenas por saladas e vegetais, de uma variedade de alimentos cheios de sabor. A maior parte das vezes a mudança não acontece da noite para o dia, muitas vezes as passoas que tentamfazer a mudança de uma vez só acabam por desistir, pois acham que é muito difícil.
Comece por fazer uma alimentação vegetariana às Segundas, Quartas e Sextas-feiras; depois vai aumentando a partir daqui  gradualmente.
Ter na sua dispensa os produtos principais para fazer uma transição suave é imprescindível
Comece com uma variedade de legumes e leguminosas, leguminosas secas ou em conserva (grão de bico, feijão manteiga, feijão encarnado, feijão frade)
Trigo, bulgur, quinoa, arroz integral, aveia e massas integrais também são convenientes, saudáveis e substanciais, por isso convem te-las à mão.
As especiarias também são importantes e acrescentará o toque que as suas papilas gustativas precisam; cominhos, coentros caril, gengibre, alecrim, açafrão, assa foétida, são apenas algumas das especiarias que podem dar sabor à sua comida.
Se tiver à mão os produtos essenciais para a sua alimentação vegetariana, então será mais fácil e conveniente preparar uma rápida refeição
Ser vegetariano não tem de ser monótono . tornar  tudo mais interessante e entusiasmante ao tentar novos frutos e vegetais, confeccionando receitas saborosas, e recondando-se de que a variedade e a chave.
Como obter a proteina de que precisa?
Embora a alimentação não vegetariana forneça tipicamente, mais proteínas do que todas as outras, as dietas vegetarianas são capazes de satisfazer e ate exceder as doses recomendadas.
Os feijões, as lentilhas, o tofu são fontes ricas em proteínas, e o pão, os grãos e as oliaginosas (amêndoas, avelãs, nozes, ), fornecem uma boa quantidade. Até mesmo uma dose de vegetais verdes tem algumas gramas de proteínas. Cerca de 40% das calorias nos espargos e nos bróculos são proteína.
A proteína alimentar é importante porque contem os aminoácidos necessários para a vida. O corpo põe este material de construção a trabalhar em tecidos como pele, unhas, cabelo, músculos, ossos e tecido conjuntivo, bem como na síntese de hormonas vitais, neurotransmissores  cerebrais importantes, anticorpos e enzimas digestivas. As proteínas podem,  ainda, ser usadas como uma fonte alternativa de energia  quando as outras reservas estão embaixo.
Alguns exemplos de boa combinação de proteínas:
Muitas culturas à volta do mundo dependem duma combinação cereal-legume para lhes fornecer a maior parte da sua energia. Os exemplos incluem milho e feijão na América Latina, painço e amendoins na África, arroz e feijão de soja no Sudoeste da Ásia, trigo e grão-de-bico no Médio Oriente, arroz e lentilhas na índia, o pão de milho e feijão-frade nos Estados Unidos da América.
A soja é uma boa fonte de proteína. Pois providencia quantidades adequadas, de todos os aminoácidos essenciais. Estudos demonstraram que a qualidade das proteínas da sojase comparam favoravelmente com as de origem animal e não tem de ser suplementada com qualquer outra proteína vegetal.
Além disso, a proteína de soja contem o isoflavonoide genisteína, bem como as substâncias similares que actuam como fitoesterogénios para inibiram o crescimento de tumores, baixarem os níveis de colesterol, e diminuírem os riscos de coágulos sanguíneos e de perda óssea. Isto traduz-se em riscos mais baixos de doenças cardiovasculares, enfartes, cancro e osteoporose.
A quantidade de proteína recomendada para homens e mulheres adultos é de cerca de 46-56g por dia. Isto pode ser facilmente adquirido com uma alimentação simples e equilibrada.
A proteína contida em cereais tais como o trigo, aveia e arroz é de cerca de 10% do total de calorias destes alimentos enquanto que os legumes têm cerca de 20 a 30% das suas calorias derivadas de proteínas. Desde que a sua alimentação contenha calorias suficientes , uma dieta baseada numa combinação variada de cereais-legumes proporciona as proteínas adequadas.
HÁ UMA SÉRIE DE VANTAGENS EM INDERIR PROTEÍNA VEGETAL;
1-      O excesso de proteína não é saudável. O facto dos vegetarianos ingerirem menos proteína pode ser benéfico, uma vez que um escesso de proteínas - especialmente a de origem animal, rica em aminoácidos sulfurados – pode causar perda desnecessária de cálcio através da urina o que eleva o risco de osteoporose. Da mesma forma o excesso de proteína poderá ser um impacto negativo sobra as funções renais em indivíduos que já tenham tido doença renal. Além disso uma alimentação rica em proteínas aumenta os requisitos de algumas vitaminas e minerais
2-      Os métodos actuais de produção de carne são prejudiciais para o ambiente. O excesso de pasto produz erosão do solo enquanto a competição na engorda do gado nos currais e nos galinheiros produzem excessos fecais que contaminam os lençóis de água
As plantas foram criadas para sustentar a vida humana, a ciência está a privar, diariamente que os alimentos vegetais contribuem para uma óptima saúde.
“Como seres humanos que habitamos este planeta, temos duas opções:
Viver adormecidos, adaptados a um sistema geral que nos propõe ser uma peça de maquinaria imensa de produção e consumo, ou iniciar o nosso caminho de despertar e crescer com o conhecimento de nós próprios. Para isso não é necessário deixar de viver na sociedade em que vivemos, não se trata de viver noutro lugar, mas sim de outra maneira.
      

Sem comentários: