quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DORES NAS COSTAS E EMOÇÕES

SAIBA DE QUE FORMA AS DORES DE COSTAS PODEM AFECTAR A SUA SAÚDE
As dores de costas constituem a principal queixa da maioria dos pacientes que ocorre as consultas e a tendência imediata é de relacionar as dores de costas com os músculos tensos, má postura, movimentos inadequados ou esforços excessivos. É verdade que estas causas são reais,  mas, habitualmente as pessoa esquecem-se de que grande parte da tensão acumulada está relacionada com questões emocionais tais como preocupação, medo, angustia, raiva, frustração, depressão, falta de auto-estima, provocadas por diversas circunstâncias da vida, tais como, insatisfação profissional, questões familiares, relacionamentos desarmoniosos, etc..
A COLUNA VERTEBRAL  é um eixo central, onde se manifestam e reflectem diversas alterações emocionais, tais como a ansiedade e a frustração, funcionando como uma estrutura de impacto, onde se descarregam todos os estados emocionais.
As dores da coluna cervical podem estar relacionadas com o plano do consciente, onde as preocupações do consciente se manifestam. A coluna dorsal com o subconsciente, onde os estados emocionais latentes e os medos e preocupações se manifestam. E na coluna lombar com o plano do inconsciente, relacionado com as preocupações financeiras e preocupações de que não temos verdadeira consciência.
É também ao nível da coluna vertebral que se reflectem muitas vezes sintomas de doenças orgânicas – cálculos renais ou biliares, obstipação, etc.,
Então a coluna vertebral pode ser portadora de doenças orgânicas e psicológicas.
A avaliação de um paciente com dores nas costas deve ser feita cuidadosamente pois as causas podem ser variadas, mas o tratamento requer ainda um maior rigor e uma abordagem HOLISTICA , que contemple o indivíduo como um todo.
A ciência demonstrou que o corpo e a mente se interligam e se sintonizam em termos de funcionamento. As emoções como parte integrante da natureza humana, tem em termos de expressividade uma correspondência fisiológica. Em função do nosso estado de humor tudo muda no nosso corpo, desde um simples sorriso ao franzir das sobrancelhas, ao batimento cardíaco, sudação e aumento de pressão arterial. As emoções tornam-se uma espécie de linguagem universal em que as expressões faciais que correspondem às emoções básicas, são iguais em todo o mundo.
Em termos emocionais, são as emoções negativas que acarretam maior sofrimento, para o próprio e para os outros, sendo muitas vezes por diversos motivos (quer como defesa inconsciente da pessoa, quer por reforço da própria sociedade e contexto que a envolve).
Atendendo a que as emoções têm sempre de se libertar, o corpo torna-se a sua única via de expressividade e libertação, assim, os estados emocionais negativos, sobretudo se intensos e continuados, colocam o nosso corpo sobre enorme pressão e sobrecarga originando ou contribuindo para o aparecimento de doenças.
Em termos fisiológicos, a explicação prende-se com a possibilidade de tradução das emoções em respostas somáticas no eixo hipotálamo-hipófise supra-renal, então as descargas emocionais como o stress interferem na sintonia entre o cérebro e o sistema endócrino e imunológico, desencadeando os problemas.  
A resposta do organismo ao stress através da acção do sistema nervoso central, do sistema nervoso vegetativo e do sistema hormonal, pode levar à agressividade, angustia, insónias, diminuição da concentração, transtornos neuromusculares, através das dores de costas, musculares e articulares.
O stress crónico, o stress decorrente de um luto ou de uma separação conjugal, perda de emprego, medo do futuro, insegurança, aumenta a fadiga crónica, diminui a circulação sanguínea e oxigenação do cérebro, aumenta a dor de costas.
QUEM NUNCA SENTIU MESMO NUMA BREVE FASE DE GRANDE STRESS O PESO DOS PROBLEMAS NAS COSTAS?
Quando nos sentimos felizes e tranquilos, a nossa tendência natural é caminhar olhando para e frente, de peito aberto e coluna alinhada. Mas, sentimentos como o medo, a raiva, a angustia, a desesperança, o remorso, a baixa de auto estima, pesam literalmente sobre a nossa coluna, pois em desarmonia, eles funcionam como um cordão que nos puxa para baixo, dificultando a respiração e oxigenação dos tecidos e orgãos.
DE QUE FORMA A OSTEOPATIA BASEADA NUMA FORMA HOLISTICA PODE AJUDAR?
A OSTEOPATIA baseia-se no princípio da mobilidade e na livre circulação de fluxos nervosos. Segundo a filosofia desta forma de diagnóstico e tratamento, a saúde pressupõe o equilíbrio perfeito entre o físico, mental e emocional. O que se consegue com a manipulação e ajustes físicos revelando-se eficaz no tratamento das dores de costas, articulares, musculares e tendinosas (tendinites)
Estes tratamentos desencadeiam os mecanismos auto-curativos do corpo, estimulam a produção de hormonas ao nível cerebral (serotonina, dopamina) que dão a sensação de bem estar, ajudam a combater o stress, melhorar o sono, e a oxigenar fortemente o cérebro.

Sem comentários: