quinta-feira, 1 de março de 2012

LINHAÇA

O que é a linhaça?

A linhaça é a semente da planta do linho. Do caule desta planta retiram - se as fibras para produzir o linho, um tecido nobre cujas variedades se destinam à industria têxtil. Das flores de cor azul-clara, desenvolvem-se as capsulas de sementes, com cor que pode variar desde o castanho-avermelhado até ao amarelo brilhante ( dourado).

A linhaça contém glúten?

Não. O glutén é uma proteína encontrada no trigo, na aveia, na cevada e no centeio.

Existem diferenças nutricionais entre a semente de linhaça castanha e a dourada?

Os estudos demonstram que não há diferenças nutricionais significativas. A diferença mais percetível está no sabor, que é mais suave nas sementes douradas.

Porque é a linhaça considerada um alimento funcional?

Porque além dos nutrientes básicos ( hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais), é um dos alimentos mais ricos em ómega-3. Esse ácido gordotem um efeito favorável na redução dos triglicéridose colesterol plasmáticos. Também contém lignanas, que promovem efeitos benéficos à função gastrointestinal que podem interferir na redução do risco de doenças degenerativas.

Quanto se pode consumir?

Sementes: a maioria dos estudos avaliou benefícios com 1 a 2 colheres de sopa por dia. 
Oleo: A organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo de ómega -3 de 2 % do valor calórico total da dieta. Além de peixes de água fria, o ómega-3 também se encontra em óleos vegetais, nozes e sementes, sendo a linhaça e as nozes as principais fontes de origem vegetal. A ingestão de capsulas do óleo deve ser recomendada por um especialista, uma vez que são necessárias concentrações muito baixas para garantir a função imunitária. Concentrações elevadas causam efeitos imunossupressores.

Como consumir?

Triturar as sementes inteiras, porque a casca é resistente à ação do suco gástrico. para tanto, deve-se passá-las num liquidificador e então guardar no frigorífico e ao abrigo da luz. Outra forma é deixar as sementes de molho em água potável por um mínimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes do consumo. A esse processo dá-se o nome de pré-germinação da semente, um recurso que tem a finalidade de minimizar a presença de substâncias antinutricionais.


EXTRAIDO DA REVISTA S&L

2 comentários:

CantinhoDaMarta disse...

Olá boa noite!!
Tomei linhaça durante algum tempo, entretanto deixei de tomar desde o verão passado quando fui de féria e perdi o hábito.
Gostaria de voltar a tomar, mas entretanto descobri que tenho pedra na vesícula, e não sei se é aconselhável.
Agradecia lhe imenso se me conseguisse tirar esta dúvida.
Beijos

Olga Ribeiro disse...

ola, boa tarde. Sim pode voltar a tomar, não tem qualquer contra indicação, pelo contrario vai ajudar também na pedra da vesicula. Com os melhores cumprimentos

Olga