quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EFEITOS DO STRESS NO SISTEMA NERVOSO AUTÓNOMO

As várias funções do nosso corpo são controladas sobretudo por dois sistemas, chamados Sistema Nervoso Voluntário e Sistema Nervoso Involuntário. Os diferentes orgãos do corpo que não estão directamente sob controlo consciente, são governados pelo Sistema Nervoso Autónomo e pelo Sistema Endócrino. O Sistema Nervoso Autónomo é composto por duas partes, pelo Sistema Nervoso Simpático e pelo Sistema Nervoso Parassimpático.



Um grande número de doenças psicossomáticas são devidas à sobreactividade do Sistema Nervoso Simpático ou Parassimpático. Normalmente, a estimulação do Simpático ocorre em todas as zonas do corpo, enquanto que a estimulação do Parassimpático só acontece nalgumas zonas. Os efeitos normais da sobreactividade do Simpático são: (a) aumento do batimento cardíaco que pode causar palpitação; (b) pressão arterial alta; (c) obstipação; (d) aumento do metabolismo; (e) dilatação das pupilas; (f) suores abundantes; (g) dilatação dos músculos dos brônquios; (h) aumento do açúcar no sangue; (i) aumento da coagulação do sangue; (j) aumento da actividade mental, etc.

A sobreactividade do Parassimpático leva a efeitos locais dependendo das partes que são estimuladas: (a) diminuição dos batimentos cardíacos; (b) pressão arterial baixa; (c) contracção das pupilas; (d) contracção dos brônquios; (e) aumento dos movimentos peristálticos, etc.

As actividades dos Sistemas Simpático e Parassimpático são reguladas pelos respectivos centros localizados no Hipotálamo. A tensão mental cria um desequilíbrio nestes dois componentes do Sistema Nervoso Autónomo. Os sentimentos de raiva, ódio, fúria, etc., estimulam o Sistema Nervoso Simpático levando a um aumento da pressão arterial, angina de peito e ataques cardíacos, enquanto que sentimentos negativos como o medo estimulam o Sistema Nervoso Parassimpático levando à acidez, úlceras pépticas e diarreia.


Assim, o balanço entre os Sistemas Simpático e Parassimpático que é essencial para a saúde é perturbado por sentimentos negativos. Este desequilíbrio leva a muitas doenças físicas, desde a diarreia até aos ataques cardíacos. Este equilíbrio tem, por esta razão de ser mantido em nome da saúde.

Sem comentários: