sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O NERVOSISMO PODE AFECTAR OS NEURÓNIOS

No espaço de alguns anos todas as células de um corpo são substituídas excepto as células do cérebro. Se alguns orgãos do corpo são danificados, estes são capazes de se regenerar mas as células do cérebro, uma vez danificadas, não podem mais ser regeneradas. Por isso é que as células do cérebro são tão importantes e devem ser feitos todos os esforços para preservar o seu normal e saudável funcionamento.
Pode-se compreender os efeitos do stress corporal através da compreensão da sua influência nas células cerebrais. Os sentimentos negativos como preocupações, nervosismo, raiva, desconfiança, ódio, medo, etc. podem causar distúrbios no normal funcionamento dos neurónios de diversos modos:

   (1) O nervosismo e outros sentimentos negativos estimulam o Sistema Nervoso Simpático, que por sua  vez aumenta a pressão arterial nas artérias do cérebro. Alguns pequenos vasos de sangue podem rebentar, ocorrendo assim danos no cérebro e a morte de neurónios.

  (2) A. M. Rabiner e M. Keschner num artigo sobre os factores físicos na produção de doenças nervosas orgânicas, descrevem um grande número de doentes que têm sinais de doença orgânica no cérebro quando são observados pela primeira vez. Depois de algum tempo, os doentes são de novo examinados. Desta vez eles mostram sinais definitivos de danos orgânicos no cérebro. Isto implica que uma doença funcional psicológica pode causar danos nas células do cérebro.

   (3) O stress causa um metabolismo de lípidos anormal devido a distúrbios no sistema hormonal. Os lípidos desempenham um papel muito importante na estrutura e na função dos neurónios.

   (4) Reacções de combate e de descarga aumentam a taxa de coagulação do sangue. Este mecanismo também toma lugar nos pequenos vasos sanguíneos do cérebro e, por isso, o fornecimento de sangue aos neurónios é afectado.

   (5) Através da estimulação do Sistema Simpático, o stress provoca a contracção dos vasos sanguíneos, e assim os neurónios são privados de oxigénio e outros nutrientes.

Ao compreender os efeitos do stress nos diferentes orgãos do corpo, não é exagero dizer que o stress é o inimigo número um da saúde. Leva a um grande número de doença, envelhecimento prematuro e morte. Algumas pessoas têm uma noção errada de que algum stress é benéfico para aumentar o desempenho. Isto é um erro, porque mesmo quando o stress é pouco causa distúrbios no sistema imunitário e pode causar danos a longo prazo.


Sem comentários: