quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O STRESS PROVOCA DISTRÚBIOS NO SISTEMA ENDÓCRINO

O stress e a tensão do dia-a-dia afectam a nossa saúde. Além de ter influência directa na saúde mental e social, o stress influencia a saúde física de diversos modos. Primeiro, o stress cria distúrbios no sistema endócrino que é constituído por diversas glândulas secretoras tais como a tiróide, a paratiróide, as drenais, os ovários, os testículos, o pâncreas, a pituitária, etc. As hormonas estão geralmente ligadas a diferentes reacções químicas e ao transporte de substâncias através da membrana celular, e também controlam o crescimento e as secreções de células específicas.
Algumas hormonas afectam apenas células locais específicas, enquanto que outras exercem a sua influência em orgãos do corpo distantes. Exemplos de hormonas locais são: a acetilcolina, a secretina, a pancreozimina, etc.
As hormonas normais incluem as hormonas da pituitária anterior: hormona do crescimento, corticotrófica, hormona estimulante da tiróide, hormona folículoestimulante, a hormona luteína, a hormona luteinizante e a hormona estimulante dos melanócitos (MSH). As hormonas da pituitária posterior: a hormona antidiurética ou vasopressina e a oxitocina. As hormonas da tiróide: a tiroxina e a calcitonina. As hormonas pancreáticas: a insulina e a glucogina. As hormonas das supra-renais: o cortisol e a aldosterona. As hormonas ováricas: o estrogénio e a progesterona. As hormonas testiculares: a testosterona. As hormonas da paratiróide: a paratormona e a calcitonina.

Inicialmente, pensava-se que as diferentes glândulas endócrinas funcionavam separadamente. Mais tarde foi descoberto que as hormonas pituitárias normalmente controlam a actividade das outras glândulas endócrinas. Por isso, a pituitária foi descrita como a glândula mestre das glândulas endócrinas. Outras investigações revelaram que as hormonas pituitárias são reguladas pelo hipotálamo que segrega factores de inibição ou de libertação das hormonas pituitárias. Portanto, o hipotálamo é o mestre das glândulas endócninas.


É interessante observar que o hipotálamo é muito sensível às emoções. O stress psicológico afecta directamente o hipotálamo e, por isso, a secreção dos factores de inibição e de libertação é perturbada levando a flutuações nas hormonas pituitárias o que, por sua vez, afecta todas as glândulas endócrinas.
Os distúrbios hormonais afectam orgãos alvo. Se tais distúrbios forem contínuos, os orgãos que são fracos geneticamente ou estão afectados de outro modo, podem-se tornar doentes. Esta doença, por sua vez, leva a ansiedade, preocupações e dor e cria um círculo vicioso.
A tensão mental pode causar diversas doenças endócrinas, doenças como a diabetes, hipotiroidismo ou o hipertiroidismo, o síndrome de Cushing, etc. Perturbações na orquestra endócrina podem levar também a outras doenças. Consequentemente, é necessário estar livre de stress para estar de boa saúde.

"Uma Mente sadia e positiva,
uma alimentação saudável
e o autocontrolo contribuem
para que seja um ser saudável."

Sem comentários: