segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CUIDANDO O "MOTOR" (Cont.)

A hipertensão arterial
Devido à diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, o sangue tem mais dificuldade em circular, e isso exige do coração um maior esforço. Ao mesmo tempo, a força exercida sobre as paredes dos vasos é maior. A essa situação chama-se hipertensão arterial.
O perigo para os vasos sanguíneos e para o nosso coração é exactamente o mesmo tipo, só que com consequências muitísssimo mais graves. Se se der a ruptura de um vaso, a morte é iminente. Se o nosso coração, demasiado cansado pelo esforço excessivo falhar, é melhor nem pensar...
Como é evidente, um problema de hipertensão tem de ser imediatamente corrigido, para evitar o seu agravamento e o desenvolvimento de outros problemas ainda mais graves.
Um primeiro passo é a eliminação de todos os estimulantes que se costuma ingerir na alimentação: condimentos e especiarias fortes, sal em excesso, enchidos, fumados, conservas, queijos, pickles e fritos.
O segundo passo é eliminar os estimulantes não alimentares: café, álcool e tabaco.
Em terceiro lugar, deve-se procurar reduzir o stress, diminuindo o ritmo de vida e aliviando a tensão diária.
Em quarto lugar, reduza o seu peso até atingir o peso normal para a sua constituição física.
Em quinto lugar, mas não menos importante, a pessoa que sofre de hipertensão deve recorrer aos conselhos de um clínico...


 
A Inactividade
A inactividade é um dos principais factores de risco nas doenças cardiovasculares. Até ao início do século passado, as pessoas deslocavam-se a pé, ou sobre animais, trabalhavam a terra com esforço, as donas de casa trabalhavam duramente e comiam-se alimentos mais saudáveis e naturais. Hoje, o exercício físico que a maior parte das pessoas faz é tirar as compras da mala do carro e levá-las para casa. Mesmo as donas de casa, hoje têm tantas máquinas e aparelhos ao seu dispor que o seu esforço físico se reduziu muito.
É verdade que já se vêem muitas pessoas a praticar exercício físico nos parques, jardins, etc.. Mas é insuficiente.
E se estiver associada a um estilo de vida pouco saudável, então a possibilidade de a  pessoa sofrer problemas cardiocirculatórios aumenta exponencialmente.
No entanto, uma modificação dos hábitos de vida e um aconselhamento sério proporcionado pelo seu médico poderão alterar o quadro.


A QUALIDADE DA SUA VIDA DEPENDE, ESSENCIALMENTE, DAS SUAS ESCOLHAS.

Sem comentários: