quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CUIDANDO DO "MOTOR"

Se quisermos comparar o nosso corpo a um automóvel, poderemos imaginar que o nosso coração é o seu motor, o sistema vital que faz com que ele se mova. Qualquer dono de um carro sabe que este precisa de cuidados constantes, se quer que ele dure mais e lhe preste um melhor serviço.
Com muito mais razão devemos dizer o mesmo do nosso coração, uma vez que se algo falhar, seja no coração, seja nos vasos sanguíneos, o perigo de morte é iminente.
Hoje, as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte, a nível mundial. mas o principal culpado é o chamado "ataque cardíaco".

O que é?
É um problema que surge, na maior parte das vezes, como resultado de um enfarte de miocárdio, devido às gorduras que obstruem as artérias coronárias que irrigam o coração. Um coágulo de sangue ou um sedimento de gordura podem obstruir a artéria coronária. O sangue não chega em quantidade suficiente e o músculo cardíaco não pode funcionar normalmente. Deste modo, a parte do coração que era irrigada por esse vaso fica sem sangue e sem oxigénio, o que provoca uma necrose, ou seja, a morte das células.
A percentagem de morte é muito elevada, rondando os 40%. Gostaríamos de salientar que o mau estado das artérias (a chamada arteriosclerose), além dos problemas mencionados, também pode provocar outros danos e doenças vasculares graves no cérebro, nos pulmõese nos membros inferiores.

Factores Importantes
Há vários factores que são fundamentais no surgimento e agravamento dos problemas cardiovasculares. Muitos deles são de origem externa, isto é, dependem do nosso estilo de vida e das nossas opções alimentares. A hereditariedade é um outro factor importante.
vejamos então esses factores.

O tabaco
Há uma estreita relação entre o uso do tabaco e as doenças cardiovasculares. As pessoas que fumam 20 cigarros por dia correm um risco três vezes maior de sofrerem um ataque cardíaco do que os não fumadores. A nicotina presente no tabaco tem uma poderosa acção vasoconstritora, ou seja, provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos, dificultando a livre circulação do sangue.

Os hábitos alimentares
A alimentação é fundamental para a manutenção de uma boa saúde.
Os excessos alimentares, associados ao sedimentarismo e ao ritmo de vida alucinante que temos, favorecem o aparecimento da obesidade, com o seu cortejo de problemas (diabetes, hipertensão, alto nível de colesterol no sangue, alto nível de triglicéridos), bem como dos enfartes, das tromboses, dos cancros.

    Factores que aumentam o nivel de colesterol
     - Tabaco
     - Consumo de alimentos de origem animal
     - Consumo de ovos
     - Consumo de manteiga
     - Consumo excessivo de gorduras
     - Ingestão insuficiente de fibras vegetais
 

 Colesterol em alguns alimentos (Miligramas por 100g)
Mioleira------------- 2300
Gema de ovo------- 1500 
Fígado--------------- 360 
Gordura de carne---- 300 
Ostras--------------- 260
Manteiga------------ 250
Lagosta--------------182
Queijos gordos------ 150
Enchidos------------ 100
Lombo de porco----- 96
Bife de vitela--------- 85
Frango, borrego----- 75
Iogurte gordo-------- 11
Leite gordo---------- 10
Leite meio-gordo----- 5
Leite magro--------- 0,5
Fruta----------------- 0
Verduras e hortaliças--0



UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM GORDURAS, EM SAL, EM AÇÚCAR E OUTROS PRODUTOS REFINADOS É EXTREMAMENTE PREJUDICIAL PARA O ORGANISMO.

Sem comentários: