sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

OBSTIPAÇÃO: LIBERTE-SE DA PRISÃO DE VENTRE

A Obstipação, segundo os números oficiais, atinge uma em cada duas pessoas na idade adulta. Como é do conhecimento de todos, caracteriza-se pela diminuição de fezes, ou melhor ainda, da sua frequência.

CAUSAS DA OBSTIPAÇÃO

- Falta de actividade física
O homem e a mulher são cada vez menos solicitados para o esforço muscular nos tempos actuais. Praticamente não andam, respiram apenas com um terço dos seus pulmões e raramente carregam com cargas pesadas. A actividade física insuficiente provoca o abrandamento dos movimentos respiratórios e sobretudo diminui a sua amplitude, assim como a trofia dos músculos abdominais.


- Erros alimentares
90% das doenças são causadas por uma alimentação incorrecta (uso de excitantes, alcoolismo, tabagismo e sobrelimentação) ou por erros alimentares: mastigação insuficiente, tagifagia (acção de comer demasiado rápido), excesso de carne, pão branco, alimentos farináceos e insuficiente fibra celulósica.

- Insuficiência de líquidos
É necessário salientar que nem todos os intestinos têm o mesmo poder absorvente. Nalgumas pessoas encontra-se cerca de 80% de água e as fezes apresentam uma consistência mole, enquanto que noutras, com 75% de água, as fezes apresentam-se normalmente sólidas, e noutras ainda, 70% de água corresponde a fezes secas e difíceis de rejeitar.

- A retenção
O hábito de reter as fezes quando existe vontade de evacuar, normalmente adquire-se na escola e, também por vezes, no decurso da infância. Este hábito tende a fazer subir as fezes no cólon, instalando-se uma espécie de antiperistaltismo.

- Origem psíquica
Muitas pessoas tornam-se obstipadas no seguimento de conflitos familiares, dos quais foram testemunhas durante a infância, resultando num problema psicossomático, tendo como fundo a ansiedade com incidência inibidora sobre as secreções e a motricidade intestinal. Trata-se neste caso de obstipação nevrótica.

- Mau funcionamento das glândulas endócrinas
As glândulas tiroideias e paratiroideias, a hipófise, as supra-renais, as glândulas genitais, etc., contribuem em larga escala para o equilíbrio do meio interior. É frequente constatar que o hipotiroidismo causa obstipação.

- Problemas do aparelho digestivo
A hipercloridria (excesso de secreção do suco gástrico) provoca uma irritação do intestino e também espasmos que retardam a progressão do quimo no intestino delgado e dos resíduos no cólon. Qualquer insuficiência hepática tem repercussão no intestino e pode traduzir-se em obstipação.
Muitas lesões do intestino são originadas pela obstipação como é o caso da estenose, megacólon, dolicocólon, tumor, cancro, etc..


Continua....

Sem comentários: