quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A MANEIRA FÁCIL DE TORNAR CADA DIA FELIZ


UMA MUDANÇA PARA A… FELICIDADE

Agora é o momento de mudar. Este é um momento muito significativo … aqui estou eu … num ponto limite da minha vida, na alvorada deste novo dia, a perguntar-me para onde ir. Agora é o momento de decidir. Este é o momento em que cada pensamento claro e cada ação positiva podem encaminhar a minha vida para um dia inteiro de felicidade. Hoje é o dia para trazer tal transformação. Se eu pudesse planear um dia perfeito, um dia de 24 horas especial e sereno … esse seria um dia belo e feliz.

Despertar Quando os meus olhos e a minha consciência se abrem, escolho a tranquilidade. Em vez de vaguear durante o dia e andar ao sabor dos acontecimentos, decido começar o dia a partir de um ponto de serenidade e ligar-me à Fonte de Poder, o Pai, que ouve as minhas esperanças e me dá energia e força suficientes para lidar com todas as escolhas, desafios e prazeres do dia à minha frente.

“ Que eu desperte em cada manhã com deslumbre e que com a minha primeira respiração consciente, inale a maravilha de ser eu mesmo, como uma criança a quem o sono apagou o dia anterior. Uma nova aventura desponta.”

Fazer um plano Começo a manhã criando um plano para o dia – um plano tranquilo e preenchido de propósito que trará felicidade. Comprometo – me comigo mesmo a ser feliz hoje, a observar o que é alegre no caminho da minha vida e a pensar sobre a felicidade que posso oferecer aos outros nas minhas tarefas diárias. Ao fazer este plano, permanecerei também de mente aberta para aceitar as mudanças que possam acontecer – incluindo aborrecimentos – e estarei preparado para ver o bem no que acontecer. Se eu diminuir as minhas expectativas, aumentarei as minhas oportunidades de ter um dia completamente contente.

Nutrir o meu corpo O alimento influencia a minha saúde, a minha energia, o meu humor e até as minhas ações. Então, viver um dia completo e são significa cuidar do que como. Selecionarei e preparei com consciência e gratidão tudo o que abençoa a minha mesa.

“ Que eu crie um momento para agradecer, antes de me alimentar. Sei que alguns não têm o suficiente e por isso eu agradeço. Dar alimento à alma alimenta-me também. Compartilho o que tenho.”

Estudar Parte do meu dia ideal inclui aprender. Estudarei, aprenderei algo que não sabia antes e compreenderei algo novo, amplio a minha mente e satisfaço a sede de aprender de há muito. Mantenho a minha mente ativa, contribuirei para o meu sentido de realização e contentamento.

Aprecio a natureza Nalgum momento durante este dia bom, levarei a minha mente para o mundo da natureza. Caminharei ao ar livre e apreciarei a beleza de árvore alta ou de uma pequenina flor fragrante, a luz do sol que nos preenche de vida, as gotas de chuva ou o vento que purifica. Terei consideração pelo planeta que me acolhe e sustenta. O mundo inteiro é o meu lar; tratá-lo-ei com o respeito que tenho pelo meu próprio lar.

“ Que eu possa dar-me a mim próprio um intervalo durante a tarde, um ou dois momentos de consciência. Escolho sentar-me tranquilo, não me prendendo aos erros nem aos devia ter sido do passado, nem me perdendo em imaginações amedrontadoras nem em vãs expetativas sobre o futuro. O momento glorioso deixa-me a salvo e seguro no momento eterno.”

Começo do trabalho Seja qual for o meu trabalho e onde quer que trabalhe, hoje desempenharei o meu papel alegremente para manter as rodas do mundo a girar. Focarei a minha mente para desfrutar as oportunidades que cada atividade traz quando termino uma tarefa, dou assistência aos outros, aprecio a oportunidade de fazer coisas e o sentido de propósito e estima que o trabalho me traz.

“ Que eu possa criar um intervalo durante os trabalhos do dia. Brindar-me com alguns momentos tranquilos, para sentar-me simplesmente comigo mesmo nas margens de um mar sereno e deixar que a paz envolva a minha vida”

Lidar com os outros Estou consciente de que as outras pessoas podem perturbar o meu sentido de equilíbrio, por isso permanecerei firmemente enraizado nas minhas próprias crenças hoje, nem julgando os outros nem comparando o seu comportamento. Não desperdiçarei os meus pensamentos em preocupações acerca do que possam pensar de mim. Darei respeito a cada pessoa que encontrar, considerando que ela tem esperanças tão elevadas e boas intenções como eu próprio. As outras pessoas estão também a fazer o melhor que podem.

Verifico-me Ao longo do dia, de vez em quando, vou verificar-me internamente: sentar-me tranquilo e observar como estou. Serei firme comigo mesmo se sentir que não estou a preencher as oportunidades da minha vida e deste dia. E, se necessário serei gentil comigo mesmo, planeando melhorar no outro dia. Tais conversas e reflexões com o “ eu “ são a fundação de um dia feliz e de satisfação.

“ Que eu possa tirar pelo menos um minuto para me ajustar a mim mesmo e aos meus pensamentos. Não permitirei que coisas pequenas se tornem grandes preocupações e, serenamente, ao usar o poder da minha mente, de forma semelhante, posso fazer com que grandes coisas se reduzem a algo com que possa lidar. Deixarei de ser arrogante ou de me desconsiderar. Uma reflexão serena ajuda-me a ser eu mesmo, tal como sou, verdadeiramente.”

Lembrar Deus Durante todo o meu dia perfeito manter-me-ei consciente do Criador. Manter-me-ei consciente e grato, ligar-me-ei ao Pai de Todos, pois devo-lhe a possibilidade de desfrutar este e todos os dias. Conforme vou criando e conetando momentos de tranquilidade durante o meu dia, invocarei sabedoria ou paciência, coragem ou compaixão o que quer que precise, ser-me-á dado em abundância. E ao longo do dia, eu agradecerei.

Concluo o dia E assim, as horas vitoriosas de um dia bem vivido preenchido de propósito e atividade, mas intervalado e enriquecido com períodos pacíficos de tranquilidade, chegam ao fim. Com uma mente clara e tranquila e um coração leve, que eu possa fechar os meus olhos e concluir este meu dia perfeito, feliz. Desprendo-me com gratidão e com o conhecimento certo de que, tão certo como o sol nascer, eu posso ter amanhã outro dia perfeito, feliz.

“Que eu possa descansar um pouco no fim deste dia maravilhoso e acertar as suas contas de dormir. Fiz o meu melhor? Dei tristeza a alguém ou aumentei os seus pesos? Se sim, pedirei desculpa e esclarecerei a situação. Tomei tristeza de alguém, dei tristeza a mim mesmo com o que imaginei que a pessoa disse ou pensou sobre mim ou me fez? Eu liberto-me do peso de tais pensamentos, torno-me livre das ações e reações deste dia luminoso. Em tranquilidade, encerro todos os assuntos, desligo os meus pensamentos e permito que a minha mente termine os seus afazeres antes de dormir.”

Brahma Kumaris – Academia Para Um Mundo Melhor





















Sem comentários: