quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS!!!



FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO 2010


ESTES SÃO OS VOTOS SINCEROS DA PRIMULA VERIS
PARA TODOS OS CLIENTES E AMIGOS

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

MEDITAÇÃO COMO MEDICINA

A Meditação ajuda a promever e a manter um estado positivo de saúde. A Meditação Raja Yoga é um bom suplemento para a maioria dos métodos terapêuticos. Ajuda a superar perturbações do sono em doentes crónicos ou ocasionais em mais de 60% da população. A Meditação trabalha para relaxar a mente. A mente pacifica rapidamente espalha as usas vibrações para o hipotálamo, a região onde se localiza o centro sono. Quando um bloqueio é removido, o funcionamento normal e harmonioso do centro do sono é restaurado.



Consideremos, por exemplo, a experiência do Dr. João: ""Eu nasci numa família com muitas posses e fui tratado com amor e afecto toda a minha vida. Sendo filho único, eu tinha que cuidar dos nossos negócios após completar a escola médica. Por causa de preocupações com os negócios e outras tensões, eu não era capaz de dormir profundamente durante a noite, tomando então comprimidos para dormir, pelo menos uma ou duas vezes por semana. Fiquei pela primeira vez impressionado com a eficácia do Raja Yoga, quando um indivíduo que tinha aprendido Meditação no Centro Brahma Kumaris na Covilhã me disse como tinha deixado de ser alcoólico e de fumar no espaço de um ano, com a ajuda da prática do Yoga e da compreensão espiritual. Isso deu-me o impulso para experimentar comigo mesmo. Agradeço ao Raja Yoga, por nos últimos três anos nunca ter precisado de tomar um único comprimido para dormir. Eu apenas me tornei numa pessoa mais tolerante e pacífica.

A Meditação Raja Yoga muda a pessoa, a resposta fisiológica interna ao meio ambiente e às circunstâncias muda, permitindo assim uma maior adaptação comportamental e melhor resposta às pressões da vida. Fornece um descanso fisiológico e psicológico, necessários para o organismo substituir os recursos químicos esgotados pelas respostas de luta ou de fuga, medo excessivo, raiva e angústia crónica. Por ajustar a mente com  o Supremo, todas as insatisfações reprimidas são dissolvidas e a pessoa sente-se única, livre, leve e satisfeita. Portanto, a Meditação liberta dos medos, insegurança, complexos de inferioridade e de doenças como úlcera péptica, asma, angina do peito, pressão arterial, artrite, etc., que são causados pelo stress e esforços da vida do dia-a-dia.


A Meditação ajuda a livrar da dependência do tabaco, álcool e drogas de várias maneiras. Em primeiro lugar, a prática destas experiências dá uma sensação de tranquilidade e de relaxamento durante o Yoga. Este sentimento natural de bem-estar remove a intensa ânsia da alternativa artificial. Em segundo lugar, por ajustar a sua mente com Deus, que é o oceano de todo o poder espiritual, o paciente é capaz de inculcar a capacidade de aumentar o seu próprio poder e, assim, reduzir a dosagem e regularidade do seu vício. Em terceiro lugar, a profunda experiência de paz, amor e pureza, como os atributos da alma numa terapia de aversão natural, criam uma real e mentalmente encoberta emoção de repulsa através de hábitos pouco saudáveis. Em quarto lugar, quando uma pessoa reduz a dose da droga com a ajuda da Meditação, uma nova técnica de autoconfiança e fé é criada. Assim, tendo um profundo interesse na prática da Meditação, os seus hábitos e caminhos de pensamento são alterados, o seu poder interior pode continuar a aumentar, e ele supera completamente o seu vício.
Como adjuvante, é também útil em outras doenças fisiológicas e psicossomáticas. Apesar de muitas doenças não poderem ser evitadas, devido a circunstâncias do presente, como a poluição ambiental, a Meditação ajuda-nos a superar a dor e o sofrimento que acompanham as doenças. Por outras palavras, embora o veículo físico, o corpo, possa estar avariado, por dentro a alma pode continuar a desfrutar de ininterrupta tranquilidade de espírito.
Num estudo recente a 1500 pessoas que praticam Raja Yoga, verificou-se que 824 pessoas sofriam de distúrbios do sono antes de aprenderem meditação. Das 1500, 183 pessoas eram fumadoras deixando de fumar em 1 ano. De 80 alcoólicos, 98% deixaram o alcóol depois de 1 mês. Todas verificaram uma grande melhoria na sua saúde em geral.

Num outro estudo, 121 pessoas que sofriam de dores crónicas de cabeça, 65 delas ficaram livres das dores de cabeça depois de aprenderem Raja Yoga, 47 pessoas foram beneficiadas moderadamente e 9 pessoas tiveram uma ligeira melhoria.
Foram observadas 66 pessoas com acidez, das quais 37 pessoas ficaram curadas, 23 melhoraram moderadamente e 6 tiveram ligeiros benefícios.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O NERVOSISMO PODE AFECTAR OS NEURÓNIOS

No espaço de alguns anos todas as células de um corpo são substituídas excepto as células do cérebro. Se alguns orgãos do corpo são danificados, estes são capazes de se regenerar mas as células do cérebro, uma vez danificadas, não podem mais ser regeneradas. Por isso é que as células do cérebro são tão importantes e devem ser feitos todos os esforços para preservar o seu normal e saudável funcionamento.
Pode-se compreender os efeitos do stress corporal através da compreensão da sua influência nas células cerebrais. Os sentimentos negativos como preocupações, nervosismo, raiva, desconfiança, ódio, medo, etc. podem causar distúrbios no normal funcionamento dos neurónios de diversos modos:

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EFEITOS DO STRESS NO SISTEMA NERVOSO AUTÓNOMO

As várias funções do nosso corpo são controladas sobretudo por dois sistemas, chamados Sistema Nervoso Voluntário e Sistema Nervoso Involuntário. Os diferentes orgãos do corpo que não estão directamente sob controlo consciente, são governados pelo Sistema Nervoso Autónomo e pelo Sistema Endócrino. O Sistema Nervoso Autónomo é composto por duas partes, pelo Sistema Nervoso Simpático e pelo Sistema Nervoso Parassimpático.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O STRESS PROVOCA DISTRÚBIOS NO SISTEMA ENDÓCRINO

O stress e a tensão do dia-a-dia afectam a nossa saúde. Além de ter influência directa na saúde mental e social, o stress influencia a saúde física de diversos modos. Primeiro, o stress cria distúrbios no sistema endócrino que é constituído por diversas glândulas secretoras tais como a tiróide, a paratiróide, as drenais, os ovários, os testículos, o pâncreas, a pituitária, etc. As hormonas estão geralmente ligadas a diferentes reacções químicas e ao transporte de substâncias através da membrana celular, e também controlam o crescimento e as secreções de células específicas.
Algumas hormonas afectam apenas células locais específicas, enquanto que outras exercem a sua influência em orgãos do corpo distantes. Exemplos de hormonas locais são: a acetilcolina, a secretina, a pancreozimina, etc.
As hormonas normais incluem as hormonas da pituitária anterior: hormona do crescimento, corticotrófica, hormona estimulante da tiróide, hormona folículoestimulante, a hormona luteína, a hormona luteinizante e a hormona estimulante dos melanócitos (MSH). As hormonas da pituitária posterior: a hormona antidiurética ou vasopressina e a oxitocina. As hormonas da tiróide: a tiroxina e a calcitonina. As hormonas pancreáticas: a insulina e a glucogina. As hormonas das supra-renais: o cortisol e a aldosterona. As hormonas ováricas: o estrogénio e a progesterona. As hormonas testiculares: a testosterona. As hormonas da paratiróide: a paratormona e a calcitonina.

Inicialmente, pensava-se que as diferentes glândulas endócrinas funcionavam separadamente. Mais tarde foi descoberto que as hormonas pituitárias normalmente controlam a actividade das outras glândulas endócrinas. Por isso, a pituitária foi descrita como a glândula mestre das glândulas endócrinas. Outras investigações revelaram que as hormonas pituitárias são reguladas pelo hipotálamo que segrega factores de inibição ou de libertação das hormonas pituitárias. Portanto, o hipotálamo é o mestre das glândulas endócninas.