terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ACNE VERSUS ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Afinal o que é a acne?

A acne é o resultado da obstrução e inflamação dos poros (canal pilossebáceo) da pele, que, por razões hormonais e emocionais, de repente, produzem sebo (lubrificante natural da pele) em excesso.
A obstrução acontece em consequência de um desiquilíbrio na descamação natural da pele que leva as células descamadas ao acúmulo e, consequentemente, à obstrução dos poros. Tudo isso gera inflamação que, por sua vez, produz um ambiente propício para o desenvolvimento da Propionibacterium acnes, uma bactéria que intensifica o problema.


 Quais são os factores que contribuem para a acne?

- Genético: pode existir predisposição genética que favorece o desenvolvimento da acne sendo mais prevalente numas pessoas do que noutras. 

- Hormonais: os androgénios (hormonas) regulam a produção do sebo pelas glândulas sebáceas. Durante a adolescência, a produção dessas hormonas e de sebo aumentam e ocasionam o aparecimento de acne.

 - Aumento da actividade das glândulas sebáceas: em geral, quem tem acne apresenta glândulas mais activas, que produzem mais sebo. Por isso, as pessoas com tendência à acne frequentemente apresentam pele oleosa. Além disso, pode existir diferença na composição desse sebo, com a presença de elementos mais irritantes para a pele.

- Obstrução do canal pilossebáceo: a formação de um tampão nos poros provoca a retenção do sebo, que deveria ser eliminado, dando origem a formação dos comedões (pontos negros).

- Proliferação e acção bacteriana: as bactérias actuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, dolorosas e com pus.


Todos os tipos de peles oleosas e sensíveis devem prevenir as inflamações e erupções. Estudos demonstram que alguns alimentos podem aumentar a incidência da acne, enquanto outros ajudam a prevenir as erupções. Seguem algumas dicas para controlar a produção de sebo.

Uma alimentação rica em alimentos com alto índice glicémico (IG) pode levar à acne, enquanto uma dieta com baixo nível de hidratos de carbono (açúcares) pode ajudar a controlar as erupções. Tenho conhecimento de uma doente das minhas consultas de nutrição que verificou uma melhoria significativa da sua acne após as alterações dos seus hábitos alimentares, obtidos com um plano alimentar estruturado para a redução do peso após o parto, tendo melhorado ainda a sua função intestinal e os números de evacuações.
O fraccionamento alimentar adequado, com escolhas alimentares acertadas, tais como os alimentos integrais, ingestão diária de fruta e de água...foram algumas das alterações tomadas por ela.

Então porquê?

Alimentos com altos níveis glicémicos (como doces, refrigerantes, certas frutas e alimentos com grãos refinados, como pães, bolos e cereais) causam um rápido aumento nos níveis de glicose no sangue que, por sua vez, estimula a libertação de insulina, cujo excesso pode contribuir para a acne. A obesidade também pode estar ligada ao acne. Por isso, terá um duplo benefício ao controlar o seu peso, devido à produção de insulina e à redução da acne, por meio de uma dieta com baixo nível de hidratos de carbono. Os produtos lácteos também estimulam a produção de insulina e devem ser evitados. Entretanto, o chocolate - há muito tempo considerado proibido para quem sofre de acne - não é mais considerado causador das erupções.

O IG é uma classificação dos alimentos de 0 a 100, onde se demonstra a velocidade com que determinado alimento provoca uma subida dos níveis de glicose ("açúcar") no sangue. Quanto mais baixo é o IG, mais gradual será a subida de glicose no sangue, o que resultará num fornecimento de energia mais uniforme e satisfatório.
                                            

A vitamina A também demonstra estar associada à redução da secreção de óleo. Alimentos ricos em vitamina A são: bróculos, abóbora, couve, cenouras, espinafres, salsa, batata doce, manga, papaia, alface e amêndoas.
             
Por unidade 100gr.
Couve              750
Bróculos           200
Cenoura          1100
Espinafres         570
Salsa               7000
Alface               425
Abóbora           280    
Manga              220






Sem comentários: