terça-feira, 20 de abril de 2010

SISTEMA NERVOSO (CONT.)

Em conjunto com as medidas de higiene mental, e para promover uma saúde e bem-estar a todos os níveis da pessoa, eis alguns aspectos a ter em conta, em relação ao nosso corpore sanum:

- Faça exercício físico com regularidade. O exercício físico proporciona um estado de bem-estar que é fundamental na manutenção da saúde mental. Na verdade, além de estimular e tonificar os órgãos vitais e os músculos, o exercício físico regular estimula a produção de endorfina, uma hormona que actua como analgésico e como promotor do bem-estar e do bom humor. Por outro lado, o exercício físico combate com êxito os pensamentos depressivos e a ansiedade.

- Coma de forma equilibrada e com moderação. Quanto mais próximos do seu estado natural estiverem os alimentos que ingere, e quanto mais simples for a sua preparação, mais úteis serão para a saúde e para manter uma acuidade mental óptima. Todos sabemos o quão difícil é realizarmos uma tarefa qualquer que exija o uso das faculdades mentais e intelectuais depois de comermos uma refeição pesada e, muitas vezes, em quantidade excessiva. É importante usar esses alimentos bons e saudáveis de forma equilibrada e com moderação, porque mesmo as coisas boas, usadas em excesso, podem tornar-se perigosas.

- Beba o que é bom. O nosso organismo é constituído maioritariamente por água (à volta de 70%) e é a água pura o melhor líquido que podemos ingerir para manter uma boa saúde a todos os níveis. Esse elemento precioso não só ajuda a eliminar resíduos e impurezas do nosso organismo, como também actua renovando os fluídos orgânicos. Desse modo, permite uma maior clareza de pensamento e promove um sentimento de bem-estar geral. Deve ser ingerida em abundância (entre um a dois litros por dia, fora das refeições). Outras bebidas úteis e saudáveis podem ser os sumos naturais de frutas e de verduras (cenoura, beterraba, etc.).

- Elimine qualquer substância nociva. Evite, a todo o custo, ingerir substâncias que tenham um efeito negativo sobre a sua saúde física e mental. Referimo-nos às chamadas substâncias "psicoactivas" (bebidas alcoólicas de todos os tipos, refrigerantes gaseificados e com cola, café, chá preto, drogas), que afectam directamente o sistema nervoso central e o estado de ânimo. Aqui não podemos deixar de incluir o uso do tabaco, já que a nicotina (e outros elementos que o constituem) actua ao nível não só físico, provocando doenças graves e quase sempre mortais (cancro, enfisema, arteriosclerose, envelhecimento precoce) como ao nível mental, criando dependência e deterioração da capacidade e clareza de raciocínio.
O uso destas substâncias provoca problemas de memória, debilita as funções cognitivas e leva à perda da noção do bom e do mau.

- Descanse bem e com regularidade. É imprescindível que mantenha um ciclo regular de actividade e descanso. Se quiser desfrutar de uma boa saúde física e mental não podemos ignorar esta lei da Natureza: todos os organismos vivos têm necessidade de períodos regulares de actividade e descanso para poderem desenvolver-se e realizar as suas funções.
O seu organismo precisa de um certo número de horas de repouso, para recuperar, mas deve evitar excessos: dormir demasiado ou demasiado pouco. No entanto, descansar não é sempre sinónimo de dormir. Também se descansa tendo momentos de lazer, desfrutando da Natureza, praticando hobbies que lhe agradem, ou, simplesmente, mudando de actividade por algum tempo. Por exemplo, se tem uma actividade em que usa muito a sua mente e esforça as suas capacidades intelectuais, uma forma de repouso poderia ser praticar, durante algumas horas, jardinagem. Se tiver um trabalho que exija muito esforço físico, para repousar pode desfrutar da leitura de um bom livro, ou da companhia dos seus familiares ao ar livre, num piquenique. Já agora, lembre-se que o sono mais útil e reparador para o seu organismo é o que antecede a meia-noite. De salientar que, dormir duas horas antes da meia-noite equivale a um sono de quatro horas. Por isso, deite-se cedo. Não é o que diz o provérbio: "Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!".

- Use a respiração para descontrair. Certamente já lhe aconteceu, ao respirar fundo duas ou três vezes seguidas, sentir uma tontura. Isso deve-se a que, ao inspirar profundamente, aumenta a quantidade de oxigénio no sangue e o seu cérebro sente isso como algo positivo. Daí podemos concluir que uma respiração profunda e, de preferência, de ar puro é fundamental para a manutenção de uma boa saúde e de boas condições mentais e emocionais. Pratique esse tipo de respiração duas a três vezes por dia, inspirando o mais profundamente possível através do nariz e usando o ventre (não o tórax) - á a chamada respiração diafragmática. Expire pela boca, lentamente e o mais profundamente possível. Desse modo, promoverá uma "limpeza" dos alvéolos pulmonares e a assimilação do oxigénio será maior. O efeito será espectacular: mais vivacidade mental, mais boa disposição, mais alegria, maior bem-estar geral e, sobretudo, uma atitude emocional mais positiva, em face das situações que surgirem na sua vida.

Assim, aqui tem os dois "inseparáveis" elementos do seu ser: a mente e o corpo, cada um deles com as suas funções próprias, com as suas capacidades e objectivos, mas, de tal maneira interligados, que nada funciona bem se um deles estiver mal.
Lembre-se que a sua pessoa, o seu "eu" tem várias facetas, vários elementos, que deve ter em conta, se quiser desfrutar de uma vida plena. Por isso, analise o seu estilo de vida e faça as mudanças necessárias para alcançar o bem-estar que tanto deseja.
Vale a pena!



Sem comentários: