quarta-feira, 14 de abril de 2010

SISTEMA NERVOSO

É o Sistema Nervoso que regula e comanda o funcionamento de todos o organismo. É ele que ordena as actividades voluntárias, e que nos põe em comunicação com o mundo exterior através dos sentidos.

   Componentes do Sistema Nervoso
O sistema nervoso central, com o encéfalo e a espinal medula.
O sistema nervoso periférico, com os seus doze pares de nervos cranianos e os seus trinta pares de nervos espinais. Este sistema divide-se em duas partes: sistema nervoso somático e sistema nervoso autónomo.
Pelo seu lado, o sistema nervoso autónomo, ou neurovegetativo, que controla a vida inconsciente, compreende dois sistemas anatomicamente separados:
- O sistema nervoso simpático, com 23 pares de gânglios ligados à espinal medula, e
- O sistema nervoso parassimpático, coomposto pelos nervos pneumogástricos e pélvicos.

 
O sistema nervoso central e o neurovegetativo dependem um do outro, o que permite que uma acção voluntária possa tornar-se inconsciente (automática). O cérebro, o centro do sistema nervoso, é tão complexo que, para realizar apenas uma parte das suas funções, uma máquina electrónica teria que ocupar um edifício enorme.
O álcool, o café, os tranquilizantes, os estimulantes, o cansaço, o não dormir, o excesso de alimentação e a vida sedentária são inimigos do cérebro. E um cérebro sob a influência de certos estímulos vai afecatr o resto do organismo. Se esses estímulos forem positivos, a reacção do organismo será positiva - veja-se o caso de cura de doentes graves, devido à sua disposição mental e emocional positivas; se forem negativos, os efeitos sobre o organismo serão nefastos, aparecendo várias doenças. É imprescindível manter a nossa mente equilibrada e em paz. Para conservar a mente em condições óptimas é necessário fazer uma higiene mental, espécie de "limpeza geral do cérebro", eliminando o que não for útil e positivo.

Vejamos alguns princípios a seguir nessa "Limpeza", para termos uma mens sana:

- Ria-se com frequência. Está provado que rir às gargalhadas tem um efeito benéfico e instantâneo sobre a maioria dos orgãos vitais. O riso descontrai os tecidos e a musculatura, diminui a ansiedade, os estados depressivos e melhora a nossa reacção em face das preocupações. As gargalhadas também melhoram a função respiratória, oxigenam o organismo, diminuem a tensão arterial e servem de analgésico.

- Pratique o optimismo. Tente, por todos os meios, ver o lado positivo das coisas. Sem cair na ingenuidade, procure ver o lado bom das coisas e as coisas boas, e desfrute da vida. Os optimistas sofrem de menos doenças do que os pessimistas.

- Use as recordações para descontrair. Evoque experiências, acontecimentos, situações do passado que o/a descontraiam, lhe devolvam o bom humor e afastem os pensamentos sombrios acerca de si mesmo/a, do mundo que o/a rodeia e do futuro.

- Olhe para o futuro com esperança. As expectativas positivas reforçam a confiança pessoal, aumentam as capacidades e proporcionam um estado geral de bem-estar.

- Tenha um apoio social adequado. Não ponha de parte este aspecto tão importante da existência. Faça amizades sólidas, com pessoas em quem possa confiar e com quem partilhe as suas lutas e alegrias. O apoio social adequado não só evita as doenças como também ajuda a restabelecer a saúde, quando a doença aparece.

- Controle a ira e pratique a assertividade. Hoje sabe-se que zangar-se não serve para nada, porque o que se ganha em "alívio" perde-se em remorsos, relacionamentos deteriorados e risco cardíaco. É melhor aprender a usar a comunicação assertiva, dizendo as coisas com calma, com respeito e carinho pelos outros.

- Pratique meditação e desenvolva a sua vida espiritual. Até há alguns anos, esta área da vida humana não era considerada relevante, mas, na actualidade, o quadro é diferente.


Continua...

Sem comentários: