sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

OBSTIPAÇÃO: LIBERTE-SE DA PRISÃO DE VENTRE

A Obstipação, segundo os números oficiais, atinge uma em cada duas pessoas na idade adulta. Como é do conhecimento de todos, caracteriza-se pela diminuição de fezes, ou melhor ainda, da sua frequência.

CAUSAS DA OBSTIPAÇÃO

- Falta de actividade física
O homem e a mulher são cada vez menos solicitados para o esforço muscular nos tempos actuais. Praticamente não andam, respiram apenas com um terço dos seus pulmões e raramente carregam com cargas pesadas. A actividade física insuficiente provoca o abrandamento dos movimentos respiratórios e sobretudo diminui a sua amplitude, assim como a trofia dos músculos abdominais.


- Erros alimentares
90% das doenças são causadas por uma alimentação incorrecta (uso de excitantes, alcoolismo, tabagismo e sobrelimentação) ou por erros alimentares: mastigação insuficiente, tagifagia (acção de comer demasiado rápido), excesso de carne, pão branco, alimentos farináceos e insuficiente fibra celulósica.

- Insuficiência de líquidos
É necessário salientar que nem todos os intestinos têm o mesmo poder absorvente. Nalgumas pessoas encontra-se cerca de 80% de água e as fezes apresentam uma consistência mole, enquanto que noutras, com 75% de água, as fezes apresentam-se normalmente sólidas, e noutras ainda, 70% de água corresponde a fezes secas e difíceis de rejeitar.

- A retenção
O hábito de reter as fezes quando existe vontade de evacuar, normalmente adquire-se na escola e, também por vezes, no decurso da infância. Este hábito tende a fazer subir as fezes no cólon, instalando-se uma espécie de antiperistaltismo.

- Origem psíquica
Muitas pessoas tornam-se obstipadas no seguimento de conflitos familiares, dos quais foram testemunhas durante a infância, resultando num problema psicossomático, tendo como fundo a ansiedade com incidência inibidora sobre as secreções e a motricidade intestinal. Trata-se neste caso de obstipação nevrótica.

- Mau funcionamento das glândulas endócrinas
As glândulas tiroideias e paratiroideias, a hipófise, as supra-renais, as glândulas genitais, etc., contribuem em larga escala para o equilíbrio do meio interior. É frequente constatar que o hipotiroidismo causa obstipação.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CUIDANDO O "MOTOR" (Cont.)

A hipertensão arterial
Devido à diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, o sangue tem mais dificuldade em circular, e isso exige do coração um maior esforço. Ao mesmo tempo, a força exercida sobre as paredes dos vasos é maior. A essa situação chama-se hipertensão arterial.
O perigo para os vasos sanguíneos e para o nosso coração é exactamente o mesmo tipo, só que com consequências muitísssimo mais graves. Se se der a ruptura de um vaso, a morte é iminente. Se o nosso coração, demasiado cansado pelo esforço excessivo falhar, é melhor nem pensar...
Como é evidente, um problema de hipertensão tem de ser imediatamente corrigido, para evitar o seu agravamento e o desenvolvimento de outros problemas ainda mais graves.
Um primeiro passo é a eliminação de todos os estimulantes que se costuma ingerir na alimentação: condimentos e especiarias fortes, sal em excesso, enchidos, fumados, conservas, queijos, pickles e fritos.
O segundo passo é eliminar os estimulantes não alimentares: café, álcool e tabaco.
Em terceiro lugar, deve-se procurar reduzir o stress, diminuindo o ritmo de vida e aliviando a tensão diária.
Em quarto lugar, reduza o seu peso até atingir o peso normal para a sua constituição física.
Em quinto lugar, mas não menos importante, a pessoa que sofre de hipertensão deve recorrer aos conselhos de um clínico...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CUIDANDO DO "MOTOR"

Se quisermos comparar o nosso corpo a um automóvel, poderemos imaginar que o nosso coração é o seu motor, o sistema vital que faz com que ele se mova. Qualquer dono de um carro sabe que este precisa de cuidados constantes, se quer que ele dure mais e lhe preste um melhor serviço.
Com muito mais razão devemos dizer o mesmo do nosso coração, uma vez que se algo falhar, seja no coração, seja nos vasos sanguíneos, o perigo de morte é iminente.
Hoje, as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte, a nível mundial. mas o principal culpado é o chamado "ataque cardíaco".

O que é?
É um problema que surge, na maior parte das vezes, como resultado de um enfarte de miocárdio, devido às gorduras que obstruem as artérias coronárias que irrigam o coração. Um coágulo de sangue ou um sedimento de gordura podem obstruir a artéria coronária. O sangue não chega em quantidade suficiente e o músculo cardíaco não pode funcionar normalmente. Deste modo, a parte do coração que era irrigada por esse vaso fica sem sangue e sem oxigénio, o que provoca uma necrose, ou seja, a morte das células.
A percentagem de morte é muito elevada, rondando os 40%. Gostaríamos de salientar que o mau estado das artérias (a chamada arteriosclerose), além dos problemas mencionados, também pode provocar outros danos e doenças vasculares graves no cérebro, nos pulmõese nos membros inferiores.

Factores Importantes
Há vários factores que são fundamentais no surgimento e agravamento dos problemas cardiovasculares. Muitos deles são de origem externa, isto é, dependem do nosso estilo de vida e das nossas opções alimentares. A hereditariedade é um outro factor importante.
vejamos então esses factores.