sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

RECEITAS SAUDÁVEIS

Salada de Inverno

Ingredientes
500grs Boulgur (cozido)
1 colher de açafrão em pó
3 folhas de alface (ripadas)
1 tomate (picado)
1 banana (rodelas)
100grs sultanas
100grs coco
1 Batata-doce
100grs castanhas cozidas
100grs Mix de frutos secos
Canela q.b.

Preparação
Adicionar o açafrão ao boulgur para que este fique amarelo. Juntar a mix de frutos secos. a alface ripada, o tomate picado, a banana às rodelas, as sultanas, metade do coco, da batata-doce às rodelas e das castanhas.
Envolver tudo de forma a ficar uma salada homogénea.
Enfeitar com batata-doce às rodelas, castanhas picadas, coco e canela.



Assado de Seitan
com Batatas no Forno (Vegan)

Ingredientes
500grs Seitan cortado às tiras
1 Alho Francês cortado às rodelas
3 folhas de louro
1 colher sopa de gengibre
1 cerveja sem álcool
2 colheres sopa de polpa de tomate
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher café de pimenta em pó
sumo de 1/2 limão
1/2 colher de salsa picada

Preparação
Misture tudo e deixe por duas horas. Leve ao forno a 180ºC, tapado com papel de alumínio durante 15min. Retire o papel de alumínio e deixe no forno por mais 15min.
Sirva com batatas assadas no forno e salada.



Bolo Vegan de Tofu e Passas

Ingredientes
100grs de Tofu
1/2 chávena de passas ou farinha
1 colher de sementes de sésamo
2 chávenas de açúcar
1/2 colher de chá de fermento
2 colheres de bicarbonato de sódio
1 chávena de água
1 chávena de leite de soja
1/2 chávena de óleo

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ACNE VERSUS ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (CONT.)

Como prevenir a acne?
Além dos factores genéticos, que são involuntários e contra os quais, por enquanto não há o que fazer, existem outros factores que, quando controlados, podem contribuir para o tratamento da pele com acne.

- Controlar a alimentação: refeições pouco equilíbradas, com excesso de gorduras e dioces, além de engordar, contribuem para que a pele fique ainda mais oleosa e, consequentemente, propensa à formação constante de pontos negros e borbulhas.

- Respeitar as regras para o uso de anticoncepcionais com orientação médica, porque eles actuam sobre as hormonas, que agem directamente no processo de produção de acne.

- Dar atenção ao uso de cosméticos: usar só produtos adequados ao próprio tipo de pele, independentemente se determinado creme "funcionou" com um conhecido. Produtos inadequados podem provocar acne cosmética.

- Limpar a pele: ignorar o ritual diáriode cuidados com a pele é prejudicial. Restos de maquilhagem, cremes e poluição entopem os poros, e issso são uma das causas para a formação de acne.

- Evitar o stress: uma vez que o organismo humano é todo interligado por terminações nervosas, qualquer emoção intensa desencadeia uma revolução interna, alterando, por exemplo, a produção de hormonas, que leva à formação de acne.



Sabia que...
Uma pesquisa realizada pela Universidade Livre de Berlim (Alemanha), coordenada pelo cientista Christos Zouloulis, reafirmou a teoria de que o stress faz com que o corpo liberte corticotropina, uma substância que estimula a produção exagerada de sebo, obstruindo os poros e ocasionando a acne.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ACNE VERSUS ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Afinal o que é a acne?

A acne é o resultado da obstrução e inflamação dos poros (canal pilossebáceo) da pele, que, por razões hormonais e emocionais, de repente, produzem sebo (lubrificante natural da pele) em excesso.
A obstrução acontece em consequência de um desiquilíbrio na descamação natural da pele que leva as células descamadas ao acúmulo e, consequentemente, à obstrução dos poros. Tudo isso gera inflamação que, por sua vez, produz um ambiente propício para o desenvolvimento da Propionibacterium acnes, uma bactéria que intensifica o problema.


 Quais são os factores que contribuem para a acne?

- Genético: pode existir predisposição genética que favorece o desenvolvimento da acne sendo mais prevalente numas pessoas do que noutras. 

- Hormonais: os androgénios (hormonas) regulam a produção do sebo pelas glândulas sebáceas. Durante a adolescência, a produção dessas hormonas e de sebo aumentam e ocasionam o aparecimento de acne.

 - Aumento da actividade das glândulas sebáceas: em geral, quem tem acne apresenta glândulas mais activas, que produzem mais sebo. Por isso, as pessoas com tendência à acne frequentemente apresentam pele oleosa. Além disso, pode existir diferença na composição desse sebo, com a presença de elementos mais irritantes para a pele.

- Obstrução do canal pilossebáceo: a formação de um tampão nos poros provoca a retenção do sebo, que deveria ser eliminado, dando origem a formação dos comedões (pontos negros).

- Proliferação e acção bacteriana: as bactérias actuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, dolorosas e com pus.


Todos os tipos de peles oleosas e sensíveis devem prevenir as inflamações e erupções. Estudos demonstram que alguns alimentos podem aumentar a incidência da acne, enquanto outros ajudam a prevenir as erupções. Seguem algumas dicas para controlar a produção de sebo.

Uma alimentação rica em alimentos com alto índice glicémico (IG) pode levar à acne, enquanto uma dieta com baixo nível de hidratos de carbono (açúcares) pode ajudar a controlar as erupções. Tenho conhecimento de uma doente das minhas consultas de nutrição que verificou uma melhoria significativa da sua acne após as alterações dos seus hábitos alimentares, obtidos com um plano alimentar estruturado para a redução do peso após o parto, tendo melhorado ainda a sua função intestinal e os números de evacuações.
O fraccionamento alimentar adequado, com escolhas alimentares acertadas, tais como os alimentos integrais, ingestão diária de fruta e de água...foram algumas das alterações tomadas por ela.

Então porquê?

Alimentos com altos níveis glicémicos (como doces, refrigerantes, certas frutas e alimentos com grãos refinados, como pães, bolos e cereais) causam um rápido aumento nos níveis de glicose no sangue que, por sua vez, estimula a libertação de insulina, cujo excesso pode contribuir para a acne. A obesidade também pode estar ligada ao acne. Por isso, terá um duplo benefício ao controlar o seu peso, devido à produção de insulina e à redução da acne, por meio de uma dieta com baixo nível de hidratos de carbono. Os produtos lácteos também estimulam a produção de insulina e devem ser evitados. Entretanto, o chocolate - há muito tempo considerado proibido para quem sofre de acne - não é mais considerado causador das erupções.

O IG é uma classificação dos alimentos de 0 a 100, onde se demonstra a velocidade com que determinado alimento provoca uma subida dos níveis de glicose ("açúcar") no sangue. Quanto mais baixo é o IG, mais gradual será a subida de glicose no sangue, o que resultará num fornecimento de energia mais uniforme e satisfatório.
                                            

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PRATO QUENTE VEGETARIANO

BOLONHESA DE SOJA

Ingredientes: 300g de esparguete integral, 1/2 pimento vermelho, 200g de soja fina, 1 cebola, 3 tomates bem maduros, 1 folha de hortelã, 1 colher de chá de manjericão, louro, pimenta, noz moscada e alho. Azeite e sal q.b., queijo (opcional) q.b.

Preparação: Passe a soja por água fria. Leve um tacho ao lume com água e quando estiver a ferver junte a soja e deixe cozer durante 3 a 4 minutos. Junte a cebola e os alhos picados ao azeite quente, deixe refogar 2 a 3 minutos e adicione a soja bem escorrida deixando estufar um pouco. Junte o tomate, o pimento cortado aos cubos finos, o manjericão e deixe cozinhar lentamente. Tempere de sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
Coza o esparguete em água temperada com sal, uma colher de chá de azeite e uma folha de hortelã. Quando estiver cozido, escorra, passse por água fria e reserve.
Sirva o esparguete com a bolonhesa e polvilhe com queijo (opcional).
Sirva quente.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O QUE OBSERVAMOS NA ÍRIS...

Para encontrar um cancro na íris o que é que observamos?


No cancro, vemos representados na íris sinais de todas as fases de inflamação. Como poderia haver um simples sinal de cancro na íris, quando há tantas coisas que o estão a provocar.
Entre elas estará uma má nutrição, o alcatrão que proca a obstrução dos pulmões e perturbações respiratórias e dependência do cigarro, e outros venenos ingeridos como os medicamentos tomados durante toda a vida e as toxinas acumuladas pelos "alimentos" artificiais.
Nestes casos, a íris costuma mostrar fibras rodeadas de uma substância gelatinosa.

AFIRMAÇÕES IRIDOLÓGICAS

Sem levar em consideração o que possa existir de incerto no diagnóstico através da íris, podem fazer-se, com absoluta confiança, as seguintes afirmações gerais:

- Os olhos, que segundo diz o ditado, são o espelho da alma são, igualmente, o lugar onde se revelam todas as condições anormais dos distintos orgãos e partes do corpo. Através deles podemos entrar em contacto com o mundo exterior e descobrir o interior do nosso organismo.

2ª - Os diferentes orgãos e partes do corpo estão representados na íris do olho pelas suas correspondentes áreas limitadas, tal como aparecem assinaladas na Chave da Iridologia, sendo esssas áreas o lugar da íris onde se reflectem as lesões e alterações sofridas pelos orgãos e correspondentes partes do corpo.

3ª - Na íris existe uma quantidade assombrosa de filamentos nervosos finissímos, entrelaçados em forma de rede, que passam pelo nervo óptico, pelo tálamo e pela coluna vertebral em íntima conexão e recebem impressões de todo o corpo através do grande sistema neuro-glandular da vida organo-vegetativa.

4ª - Os filamentos nervosos, fibras musculares e arteríolas reproduzem nas diferentes áreas da íris as alterações sentidas nas partes e orgãos correspondentes, podendo, por esse motivo, considerar-se a íris como um diafragma membranoso sensibilizado, onde ficam gravadas as sensações e fenómenos anormais que se vão verificando no nosso organismo. Esta reprodução sensível é exteriorizada graças à transparência da córnea.

5ª - Na íris podemos encontrar sinais, marcas, cores anormais, descolorações que nos indicam ou revelam que o indivíduo está doente ou sujo, infeccioso, ou tem lesões ou defeitos herdados.

- Através destes sinais ou marcas, cores e descolorações, deparamo-nos com uma inflamação aguda ou crónica, lesões locais, estados destrutivos dos tecidos, presença de medicamentos venosos e alterações estruturais dos tecidos.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

IRIDOLOGIA

A obra "Medicina e Saúde" diz: "O olho pode ser usado para medir o estado geral da saúde. E, por outro lado, o organismo pode reflectir qualquer problema nos olhos".

Se o médico detectar neles brilho e claridade, ficará menos preocupado relativamente ao perigo imediato para a saúde geral. Quando surge uma forte constipação, febre ou fraqueza, o olho reflectirá essas condições ao deixar de brilhar.
Na icterícia, o branco do olho torna-se amarelo. As pupilas podem contrair-se, dilatar-se ou tornarem-se de tamanho desigual devido ao efeito das drogas no organismo.
"O olho pode, também, reflectir distúrbios gerais do organismo, tais como: endurecimento de artérias, anemia, diabetes, doença dos rins e do sistema nervoso.
Um tumor no cérebro muitas vezes é diagnosticado através dos sintomas de dificuldade de visão. São os chamados exames de fundo do olho praticados pela medicina oficial de observação da estrutura mais interna do olho: a retina."
Os exames iridodossomológicos e os iridológicos, por outro lado, são realizados na superfície dos olhos: a íris e a esclerótica.








Devemos repensar sobre muita coisa à cerca da saúde, especialmente o costume de deixar a doença aparecer para só depois procurar ajuda médica. A prevenção de doenças é a luz que brilha ao fundo do túnel em que a saúde se encontra.
Pode ser feita através dos olhos, que são como duas lâmpadas. Ignorando o seu uso, o homem ávido de luz, caminha na negra noite.
Os olhos possibilitam uma clara visão do valor da saúde e permitem um levantamento de dados tão abrangentes sobre a vida que equivale a uma formidável bateria de exames a custo reduzido.