quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ALTERNATIVAS À CARNE - CONT.

O seitan *

Também é originário da China e do Japão e obtém-se da farinha integral de trigo à qual se adiciona água e se amassa à semelhança da preparação do pão.
Após repousar num recipiente com água durante algum tempo, a massa é lavada em água corrente para que se elimine o amido e fique apenas o glúnten (parte proteica). Esta massa mais dura e elástica é depois cozida em água, com tamari (molho de soja), raíz de gengibre e alga kombu. Do ponto de vista nutritivo, o seitan fornece algumas proteínas, é de fácil digestão, não tem colesterol e tem menos calorias que a carne. É um óptimo substituto desta e até no aspecto e textura lhe é semelhante. Absorve muito bem o sabor dos alimentos e dos temperos com os quais é cozinhado, podendo ser cozido, estufado, guisado ou frito. Pode guardar-se no frigorífico num frasco com o caldo ou então congelá-lo. Como o seitan é o glúten de trigo não deve ser consumido por celíacos.
Existe também uma grande variedade de salsichas, hambúrgueres, panados, bifes, entre outros, à base destes ingredientes, cuja preparação é fácil e rápida, bastando em alguns casos, aquecer numa frigideira ou microondas.

Os cereais

Devem ser incluidos na sua alimentação (de preferência integrais e todos eles ricos em diferentes nutrientes): arroz integral*, arroz integral basmati*, gérmen de trigo,* aveia*, cevada, milho*, boulgur*, millet*, amaranto ou quinoa*. Após cozidos (na panela de pressão, por exemplo) são excelentes acompanhamentos. Podem ser usados para fazer croquetes, pastéis ou na confecção de doces, entre outras inúmeras preparações.


As leguminosas


Além de versáteis são bastante nutritivas.
Apesar de nenhuma ser tão rica quanto a soja, o feijão, o grão, as ervilhas ou as lentilhas* assumem um papel de destaque na dieta vegetariana. No que respeita à preparação, é necessário demolhá-las antes de serem cozidas. Experimente adicionar ervas aromáticas ou especiarias à cozedura, para além de mais saborosas, serão digeridas mais facilmente.
Para além de acompanhamentos, pode adicioná-las a sopas, saladas, etc.

As algas
Ou vegetais marinhos são também uma opção, por serem ricas em proteínas, minerais e vitaminas (nomeadamente B12). Para além de versáteis são muitas as variedades: wakame, dulse, arame, kombu, nori, entre outras.
A sua preparação difere, podendo ser necessário serem demolhadas, fervidas, escaldadas ou tostadas dependendo da variedade. Quanto à utilização podem ser incorporadas em empadas, quiches, gratinadas, etc.


Os frutos secos e as sementes

São também um grupo de alimentos extremamente rico em proteinas, vitaminas e minerais que pode ser incorporado numa dieta vegetariana, enriquecendo-a. Como sugestão, adicione nozes a uma salada ou prefira snacks saudáveis como sementes de girassol* ou de abóbora* (sem sal).





* Podutos à venda no Centro de Medicina Tradicional - Primula Veris


Com tantas alternativas interessantes, não será com certeza, difícil substituir as proteínas e as gorduras de origemm animal. E, como um dos aspectos mais importantes de uma alimentação saudável é a variedade, não poderá queixar-se de falta de opções...

Sem comentários: