sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ALTERNATIVAS À CARNE

O VEGETARIANISMOS É UMA OPÇÃO VÁLIDA E CONSCIENTE, cujos argumentos são o respeito pelos animais, a preservação do meio ambiente, a saúde humana e a eficiência económica.


No que se refere ao ponto de vista da saúde, os argumentos do veterarianismo são muito fortes. Grande parte das denominadas doenças da civilização, como o cancro, as doenças cardiovasculares, a obesidade, e problemas intestinais estão directamente ligadas à alimentação, nomeadamente dietas ricas em açúcar refinado, gorduras, sal e baixos níveis de fibra.
Desde o século passado que se realizam estudos entre as dietas dos povos asiáticos (com baixos níveis de gorduras) e as dietas dos povos ocidentais (mais ricas em gorduras e pobres em fibras), havendo uma relação directa entre os hábitos alimentares destes últimos e as doenças cardiovasculares. Uma dieta vegetariana substitui as gorduras animais por gorduras vegetais e diminui a ingestão total de gorduras, visto que normalmente estas provêm da carne e dos produtos lácteos. A ingestão de cereais, leguminosas vegetais e frutos garante o aporte de fibras e, ao consumir alimentos integrais conseguem evitar-se elevados níveis de sal e açúcar contidos em muitos alimentos transformados e refinados.
Estes argumentos são importantes e, mesmo que não pretenda ser vegetariano a tempo inteiro, se excluir algumas refeições sem proteínas animais nem gorduras animais na ementa da semanal, vai de certo ficar supreendido e, a saúde agradece! Porém, parece ainda existir alguma relutância na prática da alimentação vegetariana.
Existe também a ideia errada de que os vegetarianos comem sempre a mesma coisa, o que não é de todo verdade, pois a ementa vegetariana é variadíssima, havendo opções gourmets para os mais exigentes e até para ocasiões especiais e festivas.
De início a preparação de refeições vegetarianas pode parecer invulgar, mas os mais cépticos ficarão espantados com a variedade de pratos saborosos que se podem obter. Já todos ouvimos falar nas alternativas à carne e ao peixe, como a soja e os seus derivados (o tofu ou o tempeh) e o seitan.
Mas como preparar uma refeição saborosa e apelativa? Será que estas alternativas se preparam da mesma forma que outros alimentos? Ou existem alguns segredos?
Para responder a estas e outras questões, vamos fornecer algumas linhas orientadoras para começar a preparar refeições vegetarianas. O resto depende da sua imaginação...
Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que nem só os alimentos de origem animal podem fornecer proteínas, pois grande parte dos alimentos vegetais também contêm algumas. A diferença reside no facto de que na carne as proteínas são completas, ou seja, com todos os aminoácidos essenciais.
Porém, o nosso organismo consegue combinar os aminoácidos provenientes de diferentes alimentos para produzir proteínas completas. Assim, através de uma alimentação vegetariana não é difícil obter proteínas completas, bastando para tal fazer uma dieta variada.

Texto retirado da Revista Diet Magazine nº12 de 2008

Continua...

Sem comentários: