sexta-feira, 27 de novembro de 2009

NOVAS ABORDAGENS TERAPÊUTICAS

 Hoje vou escrever sobre a Beleza, Verdade e Sabedoria da Medicina Naturopática

Ao longo da minha carreira profissional pude experimentar que para poder aprender, primeiro precisava de desaprender, e desaprender o quê?
Não foi fácil, mas na verdade tive de desaprender todos os conceitos e preconceitos errados que existiam em mim.
Mas para isto, o método que adoptei foi reconhecer factos e depois render-me ao conhecimento dos valores em que acredito, e a melhor maneira foi fazendo experiências e não deixar apenas para o plano da aprendizagem, senão ficava apenas e só no intelecto...
Aprendi também que escutar é uma arte, é vida, fazer silêncio interno permite escutar os outros e a mim mesma. Havia muito ruído na minha mente que vinha do meu subconsciente. Fomos educados a ter medo do silêncio é, por isso, que não conseguimos desfrutar da vida e dos valores que cada um de nós tem.




Foi experimentando que Samuel Hahnemann - Médico Alemão e Pai da Homeopatia - descobriu que algumas substâncias, quando ministradas em pessoas sãs, produziam os mesmos sintomas que eram susceptíveis de curar num indivíduo doente. Segundo ele, a essência da vida é-nos dada e será sempre desconhecida. Apenas podemos dizer que ela é um movimento contínuo e incessante de composição e decomposição que se passa no interior dos tecidos do ser vivo colocado num meio conveniente. É este movimento contínuo e incessante que caracteriza a vida, ele não tem similares, entre outros fenómenos naturais, e deles distingue-se com precisão. As reacções químicas que eles provocam são intermitentes e os seus efeitos estáveis ou fixos.
Assim, todas estas combinações que se passam no âmago do nosso corpo, entre os elementos dos nossos tecidos e as matérias nutritivas que neles penetram, são móveis, estáveis e contínuas. É, nesta causa superior, neste impulso estranho contínuo e incessante, que está o mistério da vida.
A vida é um fenómeno sui-géneris no conjunto dos fenómenos naturais, e essa causa superior que a determina e que une as partes vivas do corpo humano, é que mantém o seu equilíbrio. É essa unidade funcional em que tudo conspira, concorre e converge no organismo, que mantém essa contínua adaptação ao meio.

       "Só há uma doença a que resulta do desiquilíbrio da força vital"

Já no tempo de Hipócrates - Pai da Medicina - se sabia desta unidade indivisível que é o organismo humano. Ele já defendia a noção de uma unidade mórbida.


                                         
 "A natureza de todas as doenças é a mesma"

A essência é uma, a causa que a determina é também uma... o que é importante não é tanto inumerar e descriminar cada doença, por mais que se ache que ela difere um pouco das outras, mas sim partir do princípio que as doenças são na sua essência as mesmas, ainda que tenham nomes diferentes. 


Desde os primórdios da humanidade que os olhos são objecto de fascínio pelo homem. O olho e, particularmente a íris, como instrumento de visão, representa a emancipação do ser vivo frente a tudo o que o rodeia, micro e macroscopicamente.
Leonardo da Vinci aborda  o tema de uma maneira que traduz a verdadeira importância do olho: " Não vês que o olho abraça a beleza do mundo, especula e flui a beleza do mundo, aceitando a pressão do corpo que, sem esse poder, seria um tormento (...) Ó admirável necessidade! Quem acreditaria que um espaço tão reduzido seria capaz de absorver as imagens do Universo? (...) O espírito do pintor deve ser semelhante a um espelho que adopta a cor do que olha e se enche de tantas imgens quantas coisas teve diante de si".

 Ao estudo da íris dá-se o nome de Iridiologia e abrange desde a sua anatomia, fisiologia, histiologia, farmacologia, patologia, até à possibilidade de se conhecer a constituição geral e parcial do indivíduo, já que ambas estão representadas na íris.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

SESSÃO DE HIDROCÓLON

Falamos anteriormente o que é o hidrocólon, porque se deve fazer e quais os benefícios para a saúde de quem o faz, vamos agora explicar o que acontece  ao paciente durante uma sessão de tratamento.



A irrigação do cólon é uma lavagem com água suficiente para preencher o cólon por meio de um aparelho ligado a água corrente que passa por um filtro com raios UV que destrói as bactérias da água.








Numa sessão de hidrocólon, a pessoa fica deitada enquanto a água percorre o cólon limpando todos os detritos, como a água circula na totalidade do cólon, essa irrigação limpa e desinfecta profundamente as mucosas.







Com a participação das massagens do profissional, o peristaltismo intestinal é estimulado a colocar para fora os resíduos, através de uma mangueira conectada à cânula. Este sistema evita odores desagradáveis e preserva a dignidade do paciente, que permanece numa posição cómoda enquanto os resíduos acumulados no intestino grosso são eliminados através de material descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. Essa limpeza é complectamente segura, indolor, benéfica e não tóxica.



O procedimento do hidrocólon começa por limpar os tampões rectais e o signóide, ou seja, a última parte  do cólon.
À medida que o cólon vai sendo limpo, a água atinge maior extensão no intestino grosso. Depois que os intestinos estão limpos em toda a sua extensão, ou seja, cólon ascendente, transverso e descendente são acessadas as placas (o que está grudado nas placas e vilosidades intestinais). Ao mesmo tempo em que saem os detritos, a água purificada e ozonizada tem efeito desinfectante em bactérias, inactivação de vírus e fungos.



Assim, o hidrocólon é uma solução lógica, natural, higiénica, inócua, inodora e indolor dos problemas crónicos provocados por uma má função intestinal.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

REFEIÇÃO VEGETARIANA

Ementa vegetariana para um almoço ou um jantar:

- Tofu com lentilhas
- Arroz de nozes
- Pudim branquinho

Tofu com lentilhas

Ingredientes:
- 500g de lentilhas
- 250g de tofu
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 colher de café de colorau
- 1 folha de louro
- Salsa picada
- 1 colher de sopa de óleo
- Sal

Modo de Preparação:
Cozem-se as lentilhas e reservam-se.
Faz-se um refogado com o alho françês e o colorau e junta-se-lhe, em seguida, a polpa de tomate e as lentilhas escorridas.
Por fim, acrecenta-se o tofu cortado aos cubos e deixa-se cozinhar por cinco minutos. Tempera-se com sal e decora-se com salsa picada.

Receita tirada do livro "Vegetais e Companhia" de Margarida Helena F. S. Santos, Porto, 2004

Arroz de nozes

Ingredientes:
- 2 chávenas de arroz integral
- 1 chávena de nozes picadas q.b.
- 2  Pimentos vermelhos
- 1 chávena de ervilhas
- 2 cenouras aos quadradinhos
- Azeite q.b.
- Coentros picados
- Sal q.b.

Modo de Preparação:
Coza o arroz em água e sal. Coloque o azeite e os pimentos num tacho e leve ao lume, deixe ferver um pouco, junte as cenouras e as ervilhas, mexa bem, acrescente um pouco de água, tempere com sal e coentros. Depois de pronto misture o arroz e as nozes.

Receita tirada do livro "Receitas Fáceis de Culinária Vegetariana" da Organização BRAHMA KUMARIS

Pudim branquinho
Ingredientes:
- 3 pacotes de natas geladas
- 3 colheres de sopa de gelatina ágar-ágar
- 1 lata de leite condensado
- 1 pacote de bolacha Maria (sem ovos)
- Manteiga q.b.
- Amêndoas cortadas às tirinhas q.b.
- Água q.b.

Modo de Preparação:
Dissolva a gelatina na água e leve ao lume mexendo sempre até levantar fervura. Depois deixe arrefecer.
À parte bata as natas misture à gelatina fria e, por fim, acrescente-lhe o leite condensado. Mexa levemente com uma colher de pau. Unte com manteiga uma forma de buraco ao centro e deite dentro, alternadamente, uma camada de bolacha, outra de natas, terminando com as natas. Enfeite com as amêndoas e leve ao frigorífico durante 4 horas.

ALTERNATIVAS À CARNE - CONT.

O seitan *

Também é originário da China e do Japão e obtém-se da farinha integral de trigo à qual se adiciona água e se amassa à semelhança da preparação do pão.
Após repousar num recipiente com água durante algum tempo, a massa é lavada em água corrente para que se elimine o amido e fique apenas o glúnten (parte proteica). Esta massa mais dura e elástica é depois cozida em água, com tamari (molho de soja), raíz de gengibre e alga kombu. Do ponto de vista nutritivo, o seitan fornece algumas proteínas, é de fácil digestão, não tem colesterol e tem menos calorias que a carne. É um óptimo substituto desta e até no aspecto e textura lhe é semelhante. Absorve muito bem o sabor dos alimentos e dos temperos com os quais é cozinhado, podendo ser cozido, estufado, guisado ou frito. Pode guardar-se no frigorífico num frasco com o caldo ou então congelá-lo. Como o seitan é o glúten de trigo não deve ser consumido por celíacos.
Existe também uma grande variedade de salsichas, hambúrgueres, panados, bifes, entre outros, à base destes ingredientes, cuja preparação é fácil e rápida, bastando em alguns casos, aquecer numa frigideira ou microondas.

Os cereais

Devem ser incluidos na sua alimentação (de preferência integrais e todos eles ricos em diferentes nutrientes): arroz integral*, arroz integral basmati*, gérmen de trigo,* aveia*, cevada, milho*, boulgur*, millet*, amaranto ou quinoa*. Após cozidos (na panela de pressão, por exemplo) são excelentes acompanhamentos. Podem ser usados para fazer croquetes, pastéis ou na confecção de doces, entre outras inúmeras preparações.


As leguminosas


Além de versáteis são bastante nutritivas.
Apesar de nenhuma ser tão rica quanto a soja, o feijão, o grão, as ervilhas ou as lentilhas* assumem um papel de destaque na dieta vegetariana. No que respeita à preparação, é necessário demolhá-las antes de serem cozidas. Experimente adicionar ervas aromáticas ou especiarias à cozedura, para além de mais saborosas, serão digeridas mais facilmente.
Para além de acompanhamentos, pode adicioná-las a sopas, saladas, etc.

As algas
Ou vegetais marinhos são também uma opção, por serem ricas em proteínas, minerais e vitaminas (nomeadamente B12). Para além de versáteis são muitas as variedades: wakame, dulse, arame, kombu, nori, entre outras.
A sua preparação difere, podendo ser necessário serem demolhadas, fervidas, escaldadas ou tostadas dependendo da variedade. Quanto à utilização podem ser incorporadas em empadas, quiches, gratinadas, etc.

domingo, 15 de novembro de 2009

ALTERNATIVAS À CARNE - A soja e seus derivados


Em continuação do post anterior vamos, então, conhecer o valor nutricional da soja (leguminosa) e seus derivados de modo a obter os nutrientes necessários, incluindo as proteínas. Posteriormente, falaremos do valor nutricional de outras leguminosas, vegetais, frutas, algas e cereais.

A soja*


É, sem dúvida, um dos ingredientes mais utilizados para substituir a carne. Esta leguminosa é considerada um alimento completo por ser rica em proteínas e fornece todos os aminoácidos essenciais. É também rica em minerais como o potássio, o cálcio, o magnésio, o fósforo, o enxofre e o cloro, em vitaminas como a A, B1, B2, PP e K. A soja contém ainda nutrientes importantes como a lecitina e as isoflavonas.
O grão de soja pode ser preparado à semelhança do feijão branco, por exemplo. E os rebentos de soja podem ser consumidos crus (saladas), cozidos ou estufados.
Podem-se facilmente encontrar proteínas de soja texturizada granulada (pedaços finos ou grossos) ou até sob a forma de bifes. Pode-se, por exemplo, confeccionar um Esparguete à Bolonhesa com proteína de soja. Basta seguir as indicações de preparação no rótulo (normalmente é necessário colocar de molho e escorrer bem) e depois fazer a receita como habitualmente, bastando substituir a carne picada pela proteína de soja.

O tofu*


 Originário da China e do Japão, é feito a partir dos grãos da soja demolhados, moídos, cozinhados em água e escorridos. Deste processo extrai-se a bebida de soja que é coagulada através da adição de minerais naturais como o cloreto de magnésio ou o sulfato de cálcio. Originalmente, o agente de coagulação usado era o nigari, um componente extraído da água do mar. Embora quando confeccionado de forma caseira seja possível usar sumo de limão ou de vinagre. Após efectuada a coagulação, obtém-se o tofu que é depois modelado, geralmente em pequenos cubos e empacotado.
Trata-se de um alimento de elevado valor proteico, de origem vegetal, que contém os oito aminoácidos essenciais, bem como vitaminas e minerais, sem colesterol e que substitui a carne, o peixe, os ovos ou derivados lácteos.
É muito versátil, podendo ser marinado, guisado, grelhado, salteado, assado, frito, batido em molhos e recheios, acrescentado a sopas e até doces.
Existem vários tipos de tofu que se utilizam de acordo com a preparação culinária pretendida. 
Podemos encontar tofu com um aspecto mais sólido: versátil e adequado a praticamente todas as receitas culinárias. Este deve ser bem escorrido, marinado e temperado pois adquire facilmente todos os sabores.
Existe ainda tofu com uma consistência mais suave, adequado para fazer pastas para barrar ou molhos. Normalmente o tofu é refrigerado, imerso em água e manter-se-á fresco no frigorífico durante alguns dias, devendo a água ser mudada diariamente.
Existem já variedades de tofu, ultrapasteurizadas ou desidratadas com validade mais extensa.
Outra possibilidade é ainda congelar o tofu e utilizá-lo posteriormente, sendo que o seu aspecto e textura são alterados.

O tempeh


É outro produto derivado da soja, originário da China e do Japão. Na produção do tempeh, os grãos de soja são descascados, demolhados e cozidos, sendo de seguida arrefecidos e inoculados com um fungo (Rhizopus oligosporus) que fermenta o preparado. Os grãos de soja ficam aglutinados e após 24h numa incubadora, esta pasta fermentada chamada tempeh, está pronta a consumir. De valor nutricional inestimável, substitui as proteínas animais e não tem gorduras  saturadas nem colesterol. Com uma textura elástica, pode ser grelhado, frito ou estufado.


 Nota: Na confecção de receitas vegetarianas pode ainda recorrer a outros derivados da soja, nomeadamente as bebidas (leite)*, os iogurtes ou as natas de soja*.

Texto retirado da revista Diet Magazine nº12  2008
 

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ALTERNATIVAS À CARNE

O VEGETARIANISMOS É UMA OPÇÃO VÁLIDA E CONSCIENTE, cujos argumentos são o respeito pelos animais, a preservação do meio ambiente, a saúde humana e a eficiência económica.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A MAGNETOTERAPIA NA VIDA MODERNA

A força vital e o magnetismo, de mãos dadas, desde sempre fizeram mover os homens, equilibrando o Yin e o Yang de forma a poderem fazer o equilíbrio perfeito da saúde. De todos os elementos que mais poderão clarificar tal situação, será o íman ou o magneto o que tem o poder de atrair ou repelir conforme a polaridade em que se encontre. Na saúde ou na naturopatia nada existe mais natural que a força vital que nos impele para a frente e para a vida.

A saúde através da MAGNETOTERAPIA ajuda a um equilíbrio perfeito do ser humano, ajudando também a contrabalançar o YIN e o Yang para uma vida saudável, sem doenças físicas ou psíquicas dando ao nosso corpo o perfeito equilíbrio de que necessita para enfrentar as agressões diárias.


A MAGNETOTERAPIA, quando utilizada sobre o sistema nervoso faz activar as células e ele ligadas, activando os neurónios e a pituitária que fazem modificações no nosso organismo, alterando o sistema endócrino e activando a força vital.


A circulação sanguínea é activada na sua base periférica rapidamente, de tal forma que dificilmente será possível a micro-organismos nocivos poderem proliferar por muito tempo, dando espaço às células vivas para a sua reprodução e defesas de futuros ataques.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

HIDROCÓLON (CONT.)

O Processo de Cura

Boa Alimentação ----- Boa Digestão ----- Boa Assimilação

Boa Actividade Intestinal -- Eliminação de Toxinas -- Sangue Saudável

Bom Nível de Antioxidantes --- Menos Radicais Livres --- Menos Necessidade de Reparação do ADN

Mais Sintetização de Proteínas no Retorno --- Novo Tecido Curado


A Hidroterapia do cólon elimina a obstipação e ajuda a restaurar as funções normais do intestino.
Ao diminuir e eliminar as massas de toxinas acumuladas, a autointoxicação é combatida e grande número de doenças respondem favoravelmente e diminuem de intensidade.


Benefícios do Hidrocólon

* Melhoria do estado geral do organismo;
* Relaxa;
* Tonifica;
* Diminuição do volume abdominal e cintura;
* Eliminação de parasitas;
* Redução e eliminação de inflamações locais;
* Tratamento de colites;
* A pele torna-se mais clara e luminosa;
* Melhoria da circulação sanguínea;
* Diminuição ou eliminação das dores articulares e musculares;
* Estimulação das forças imunitárias naturais, prevenindo as infecções;
* Melhoria das funções hepáticas, por vias reflexa;
* Eliminação profunda de toxinas.

Resumindo, notam-se efeitos benéficos em todas as funções do organismo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

HIDROCÓLON

O que é o Hidrocólon?

O hidrocólon é uma técnica que se torna necessária quando precisamos de fazer uma desintoxicação do cólon e limpar o organismo.
O cólon ou intestino grosso é uma importante parte do sistema digestivo, com 152cm de comprimento e um diâmetro de cerca de 6cm, situado na parte final do canal alimentar, completa o processo digestivo e trabalha o desperdício alimentar.
Tem biliões de bactérias amigáveis, as quais, ajudam a desintoxicar, protegendo-nos das infecções.

Manter o cólon saudável e limpo é fundamental para a prevenção de doenças.




Antigamente purgavam-se as pessoas, na Primavera e no Outono para as libertar das toxinas que prejudicavam o sistema imunitário.
Para desintoxicar existe hoje em dia um método moderno que utiliza um aparelho sofisticado que permite praticar um verdadeiro tratamento a que se chama HIDROTERAPIA DO CÓLON.
Muito desenvolvida nos Estados Unidos e na Alemanha, ensinada nos grandes colégios de Naturopatia, esta hidroterapia faz-se essencialmente em clínicas.



Porquê o hidrocólon?

A hidroterapia de cólon é diferente de um clister, o qual não desintoxica a parte de baixo do cólon, enquanto que uma irrigação ou hidroterapia do cólon desintoxica o cólon na sua totalidade.
Na verdade, é uma verdadeira lavagem com um aparelho que utiliza água purificada, que lhe permite arrancar as matérias que intoxicam tanto o cólon descendente como o transverso ou ascendente.
Na Alemanha existem "Institutos do cólon" que tratam através de dietas e hidroterapia do cólon. Entre eles é célebre o do Dr. Erich Rauch que se distingue pelas suas pesquisas sobre o cólon.


Continua....


PELA SUA SAÚDE

O corpo é o templo da alma
e através dele, a alma
revela-se ao mundo...
Uma mente sadia e positiva,
uma alimentação saudável
e o autocontrolo
contribuem para que
seja um ser saudável.